MITOS, COMPREENSÃO PSICOLÓGICA E PSICOSSOMÁTICA

CONHEÇA O IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa Mitos, compreensão psicológica e psicossomática

Inscreva-se  


Pretendemos abordar a potencialidade dos mitos, aprofundando suas dinâmicas simbólicas para facilitar a compreensão de padrões arquetípicos que surgem nas tragédias, expressos nas narrativas épicas dos deuses e heróis e outras representações mitológicas. Estes permanecem atuantes em complexos presentes no homem contemporâneo. A proposta é entrar nos mitos e tomar parte neles, diretamente, através das aflições que podem configurar-se como “doenças” em nós, nas famílias, sociedade etc.

Segue-se um caminho que sugere um método livre do rígido controle erudito que mantém a psique à serviço do intelecto. Permite-se fantasiar de acordo com os textos. A partir das narrativas clássicas faremos ampliações para identificarmos as temáticas da tragédia grega como trajetórias dominantes em nós e nas mais diversas queixas trazidas em nossos consultórios, presentes nos âmbitos do corpo, da família, da sociedade, do trabalho, dos vínculos amorosos e da espiritualidade. Esse exercício pretende possibilitar o reconhecimento da hybris, que é o excesso, e fomentar o espelhamento crítico entre a narrativa e a forma de vida dominante e as dinâmicas psíquicas nas histórias de Eros, Psique, Afrodite, Apolo, Dionísio, Hermes, Zeus, Hera, Sísifo, Édipo, Narciso, Cassandra, Clitemnestra, Atená, Helena, Pã, Ares, Urano, Cronos entre outras narrativas e personagens necessários para a compreensão do mistério da cosmogênese, da antropogênese, da vida e da morte.

Os mitos são os registros evolutivos da história da consciência da humanidade. Suas narrativas não podem ser interpretadas literalmente, devido sua essência metafórica e simbólica, como são os sonhos. Essas histórias pertencem ao inconsciente coletivo que é a base fundante da nossa psique. Por isso, nossas histórias individuais apresentam paralelismos com as histórias dos mitos e, ao entrarmos em contato com eles, estamos entrando em contato com nossa essência e, em muitos casos, com complexos atuantes em nossas vidadas, que não são conhecidos até então!

 Facilitadores: Ajax Salvador e Waldemar Magaldi Filho

Carga horaria: 32 horas – 6 créditos para a formação de analistas do IJEP

Brasília: domingos dias: 21/06; 19/07; 20/09; 18/10/2020 - das 9 às 12h:30m e das 14 às17h :30m

Rio de Janeiro: domingos dias: 05/07, 02/08, 13/09, 04/10/2020 - 9 às 12h:30m e das 14 às17h :30m

Investimento: R$ 300,00 – na inscrição e 3 x R$ 300,00, para os próximos encontros – Membros Analistas em Formação do IJEP gozam de 10% de desconto 4 x $ 270,00

Este curso destina-se, exclusivamente, a ex-alunos ou alunos do IJEP, preferencialmente aos membros analistas em formação.

Quatro domingos das 9 às 12h:30m e das 14 às17h:30m, com duas opções de datas para cada Módulo, que seriam ministrados presencialmente nas cidades de Brasília ou Riode Janeiro:

1o Módulo

21/06 – (BSB)

05/07 – (RJ)

2o Módulo

19/07 – (BSB)

02/08 – (RJ)

3o Módulo

13/09 – (RJ)

20/09 – (BSB)

4o Módulo

04/10 – (RJ)

18/10 – (BSB)

MAIS CURSOS

Vagas disponíveis - Psicologia Junguiana
Vagas disponíveis - Psicossomática
Vagas disponíveis - Arteterapia e Expressões Criativas
Vagas disponíveis - Formação de Membros Analistas Junguianos do IJEP
Vagas disponíveis - Alquimia e o caminho do autoconhecimento à luz da Psicologia Junguiana
Vagas disponíveis - Mitos, compreensão psicológica e psicossomática