BIBLIOTECA IJEP - PSICOLOGIA JUNGUIANA NA CONTEMPORANEIDADE: UMA LEITURA SIMBÓLICA DO DESENVOLVIMENTO ATÍPICO NA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Informações
ELISABETTA RINALDI
Data publicação
28/08/2021
Hastags #desenvolvimento infantil #desenvolvimento típico e atípico #deficiência intelectual #análise simbólica
Resumo
Essa pesquisa aborda o desenvolvimento atípico na pessoa com deficiência intelectual
à luz da psicologia analítica. A partir de diferentes olhares sobre o desenvolvimento típico na
infância, investiga o desenvolvimento infantil atípico, especificamente na criança com
deficiência intelectual. Passando por diferentes perspectivas psicológicas, pelas contribuições
de Erich Neumann e Micheal Fordham e fundamentando-se na psicologia analítica de Carl
Gustav Jung, apresenta uma leitura simbólica do desenvolvimento atípico na criança com
deficiência intelectual, analisando as possíveis perturbações que afetam a relação mãe-filho e
os reflexos destas no processo de desenvolvimento infantil, contribuindo para uma
compreensão maior do quadro diagnostico. Este trabalho configura-se como uma análise
simbólica da relação mãe-filho, dos reflexos que as dificuldades encontradas nesta relação
podem ter no desenvolvimento da criança, fundamentado no referencial teórico junguiano,
podendo ser um recurso muito valioso na pratica com pessoas com deficiência intelectual em
todas as áreas envolvidas na vida da criança e da família durante o processo de
desenvolvimento.