O LIVRO VERMELHO DE CARL GUSTAV JUNG

CONHEÇA O IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa O Livro Vermelho de Carl Gustav Jung

Inscreva-se  


Desde 2010, quando veio a público, o Livro Vermelho,  do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, vem despertando a atenção não só de especialistas, mas também do público em geral. Talvez porque se assemelhe aos Livros de Horas medievais, retratando uma espiritualidade intimista e individualizada, embora não personalista. Registro das experiências vividas durante os anos de 1914 a 1916, período no qual Jung se dedica ao que ele denominou de “confronto com o inconsciente”, o Liber Novus, como o chamou seu autor, traz as “fantasias que estavam se agitando... subterraneamente”. É um livro “precioso”, isto é, “de grande valor”, pois contém a “matéria-prima para a obra de uma vida inteira”, nas palavras de Jung. Desta forma, temos como propósito fazer uma incursão, ainda que breve, por algumas dessas imagens a fim de nos aproximarmos da função criadora de mitos da psique bem como das raízes nas quais se assentam a psicologia desenvolvida por Jung: a Psicologia Analítica.

Para tanto, serão abordadas as duas partes que compõem o Liber Novus, com seus personagens fundamentais, ao longo de 8 aulas (4 em cada dia):

 

Aula 1: Jung e seu contexto

Aula 2: Preparação do caminho percorrido: o deserto

Aula 3: Siegfried e o mito do herói

Aula 4: Elias, Salomé e a serpente negra

Aula 5: As aventuras do caminho

Aula 6: Izdubar

Aula 7: Filêmon

Aula 8: Concepção de Deus

 

Facilitadora: Lilian Wurzba

Datas: 21 e 22 /março/2020 (sábado e domingo)

Horário: 9h às 18h

Carga horaria: 16 horas

Local: Rua Aureliano Guimarães, 150, sala 919, Morumbi

Investimento: $ 600,00 ($ 300,00 – na inscrição e $ 300 no início do curso – Membros Analistas em Formação do IJEP gozam de 10% de desconto $ 540,00 = 2 x $ 270,00)

Vagas limitadas: 15

Este curso destina-se, exclusivamente, a ex-alunos ou alunos do curso de Psicologia Junguiana do IJEP, preferencialmente aos membros analistas em formação.