PSICOLOGIA JUNGUIANA
CURSO PRESENCIAL - REGISTRADO NO MEC
Justificativa:
Esse curso de pós-graduação que titula e forma especialistas em Psicologia Junguiana visa difundir as teorias, práticas e pesquisas da Psicoterapia Analítica de Carl Gustav Jung e de seus sucessores, cujas obras estão sendo alvo de grande interesse na atualidade. Objetivamos oferecer este conhecimento através de aulas expositivas e presenciais, com apostilas ou referências bibliográficas, seguidas de debates e atividades práticas supervisionadas. Atualmente, apesar da crescente demanda para o conhecimento do homem integral em todas as áreas de saúde, constatamos que os cursos do Magistério Superior não estão conseguindo incluir este conteúdo em seus programas oficiais, por outro lado, as sociedades de formação praticam uma seleção econômica desleal devido aos altos custos por elas cobrados. Desta forma, este curso vem suprir tanto a demanda de um conhecimento mais profundo sobre a Psicologia Junguiana, também chamada de Psicologia Analítica ou Análise Junguiana, na formação profissional, preferencialmente das áreas da saúde, humanas e biológicas, como possibilitar que este conhecimento seja acessível e socializado a um maior número de profissionais e, conseqüentemente, a população que irá se beneficiar deste cuidado.
Objetivos:
Além de objetivarmos proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos desta abordagem terapêutica, no sentido de ampliar os conhecimentos adquiridos na formação universitária padrão, esperamos que, ao final do curso, o aluno seja capaz de: 1) Analisar os princípios fundamentais da teoria Analítica de C.G.Jung e situar-se frente aos seus próprios paradigmas. 2) Fazer uso dos procedimentos, métodos e fundamentos da Psicologia Analítica. 3) Aplicar adequadamente os conhecimentos adquiridos, dentro da ética profissional e do digno de ser trabalhado e curado. 4) Proporcionar conhecimentos para a pesquisa teórica-prática em Psicologia Analítica. Nossa proposta é a de ficarmos sempre dentro do pensamento da Psicologia Analítica Clássica, sem corrermos o risco de nos desviar demasiadamente para as correntes desenvolvimentistas ou arquetípicas, apesar de estudarmos muitas contribuições de neo-junguianos contemporâneos de C.G.Jung ou atuais que agregam valor ao seu legado. Porém, buscamos estar sempre conscientes de que todas as contribuições partem da base que C.G.Jung nos deixou e que, a nosso ver, ainda é extremamente atual, real e eficaz.
Concepção do Programa:
O curso é destinado a todo aluno com formação superior, preferencialmente das áreas de humanas e biológicas. Porque o conhecimento da psicologia junguiana contribui para que o aluno, atuando em ambientes organizacional, hospitalares, clínicos, educacionais, entre outros, tenha uma excelente ferramenta no sentido de abordar o homem de forma integral, sem deixar de considerar o fato de que a condição humana é o resultado relacional entre os aspectos biológicos, familiares, profissionais, sociais, afetivos, emocionais e espirituais. Com isso, nossos alunos terão competências para reconhecer os possíveis aspectos que estão dissociados e quais os sintomas de adoecimento decorrentes dessa desintegração. Ressaltando que os sintomas de adoecimento podem ser manifestos no corpo, na família, no trabalho, na sociedade, nas relações afetivas e também na dimensão espiritual. Como este curso está sendo ministrado em uma instituição de ensino superior, seu custo, em relação às sociedades de formação, fica mais accessível.
Público Alvo:
O curso PSICOLOGIA JUNGUIANA destina-se aos portadores de diploma do ensino superior, provenientes de instituições públicas ou privadas, preferencialmente atuantes nas áreas de humanas e da saúde, como psicologia, medicina, fisioterapia, filosofia, pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, serviço social, artes, educação, administração, arquitetura, jornalismo, sociologia, teologia, arte-educação, entre outras. Este curso oferece conhecimentos suplementares e titulação àqueles que já têm experiência prática na psicoterapia clínica. Sua articulação com outras funções, independente da área, ultrapassa a visão tecnicista do tempo, proporcionando formação geral e complexa aos profissionais.
Disciplinas:
1. O Modelo Junguiano - 45 h/a
Ementa:
Aspectos fundamentais e biográficos da vida e obra de Jung, incluindo a visão de homem, mundo e Deus que permeia a sua obra, o conceito de símbolo, angústia vital, consciente e inconsciente e a primeira parte dos fundamentos de Psicologia Analítica, incluindo conceitos de arquétipos, persona, sombra, anima e animus.
Objetivos:
Fundamentar os alunos para que os conceitos básicos da Psicologia Analítica, também chamada de Psicologia Profunda de C. G. Jung, sejam bem consolidados.
Bibliografia:
(Esta é a bibliografia básica de todo o curso e nas próximas disciplinas incluiremos a bibliografia complementar)
- EDINGER, Edward F. Ego e Arquétipo, SP, Cultrix, 1989
- HILLMAN, James. Estudos de Psicologia arquetípica, RJ, Achiamé, 1981
- JAFFÉ, Aniela. O Mito do Significado na Obra de C. G. Jung, SP, Cultrix, 1989
- JUNG, Carl Gustav. Obras Completas, Petrópolis, Vozes
- JUNG, Carl Gustav. O Homem e Seus Símbolos, RJ, Nova Fronteira, 1964
- JUNG, Carl Gustav. Memórias Sonhos e Reflexões, RJ, Nova Fronteira, 1961
- NEUMANN, Erich. História da Origem da Consciência, SP, Cultrix, 1990
- SILVEIRA, Nise. Imagens do Inconsciente, RJ, Alambra, 1981
- VON FRANZ, Marie-Louise, C.G.Jung, Seu Mito em Nossa Época, SP, Cultrix, 1992
- WHITMONT, Edward C. A Busca do Símbolo, SP, Cultrix, 1994
- ZWEIG, Connie, e ABRAMS, Jeremiah.(organizadores). Ao Encontro da Sombra, SP, Cultrix, 1994
2. Fundamentos de Psicologia Analítica - 45 h/a
Ementa:
Aprofundamento de todos os conceitos fundamentais da Psicologia Analítica, incluindo os tipos e as funções psicológicas, a função transcendente, a energia psíquica, o trabalho com sonhos, o processo de individuação abrangendo as relações do ego com o inconsciente, o Self e o aspecto psicóide dos arquétipos.
Objetivos:
Dar bases teóricas para que os alunos possam transitar confiantes pelo universo da obra junguiana, bem como começar a fazer uso dos principais conceitos desta obra.
Bibliografia:
- HILLMAN, James. O Código do Ser, RJ, Objetiva, 1997
- MINDELL, Arnold, O Corpo Onírico, SP, Summus, 1989
- NEUMANN, Erich. A Criança, SP, Cultrix, 1991
- SAMUELS, Andrew e Colaboradores. Dicionário Crítico de Análise Junguiana, R J, Imago, 1988
- SHARP, D. Tipos de personalidade, SP, Cultrix, 1990
- VON FRANZ, M. L. & HILLMAN, J. A tipologia de Jung, SP, Cultrix, 1990
3. Raízes filosóficas, epistemológicas, científicas e religiosas na obra junguiana - 30 h/a
Ementa:
Análise textual e interpretativa da obra junguiana frente às principais correntes filosóficas, científicas e epistemológicas que influenciaram C. G. Jung, abordando a linguagem simbólica e arquetípica das principais tradições religiosas que formam o universo psíquico do homem moderno.
Objetivos:
Fazer com que o aluno compreenda a obra junguiana frente às várias correntes filosóficas, religiões, teorias do conhecimento e a origem da Ciência. Contribuindo para que o senso crítico e ético seja melhor consolidado, além de solidificar os conceitos de arquétipo, inconsciente coletivo e sincronicidade.
Bibliografia:
- BOLEN, Jean Shinoda. A Sincronicidade e o Tao, SP, Cultrix, 1991
- CLARKE, J. J. Em Busca de Jung, RJ, Ediouro, 1993
- FRANZ, Marie-Louise von. Adivinhação e sincronicidade, SP, Cultrix, 1985
- HILLMAN, James. Suicídio e alma, Petrópolis, Vozes, 1993
- HILLMAN, James. Uma busca interior em psicologia e religião, SP, Paulinas, 1985
- PROGROFF, Ira. Jung, Sincronicidade e destino humano, SP, Cultrix, 1989
- Tuiavii. O Papalagui, SP, Marco Zero. 1987
4. Aspectos clínicos da análise junguiana - 30 h/a
Ementa:
Reflexões sobre a prática junguiana e as questões transferenciais, os mecanismos de defesa do ego, o setting e o holding terapêutico, a construção do vínculo, o abuso de poder, além de possibilitar ponderações sobre o sucesso e o fracasso na clínica junguiana.
Objetivos:
Permitir que o aluno reflita e se posicione frente às questões transferências, encontrando, de acordo com o seu tipo e sua função psicológica, para encontrar o modus operandi mais harmonioso para sua atuação profissional e existencial.
Bibliografia:
- GUGGENBÜHL-CRAIG,
- Adolf. O abuso do poder na psicoterapia e na medicina, serviço social, sacerdócio e magistério. RJ, Achiamé, 1978
- SANFORD, J. Os Parceiros Invisíveis, SP, Paulus, 1986
- STEIN, Robert. Incesto e amor humano, SP, Símbolo, 1978
- STEINBVERG, Warren. Aspectos Clínicos da Terapia Junguiana, SP, Cultrix, 1992
5. Psicopatologia e a mitologia como ferramenta simbólica -30 h/a
Ementa:
Aspectos psicopatológicos e a mitologia como ferramenta de ampliação e de entendimento das dinâmicas psíquicas em busca da cura da alma.
Objetivos:
Proporcionar aos alunos uma formação teórica e capacitação frente aos diagnósticos psicopatológicos, bem como capacitá-los na utilização de mitos e de contos de fadas como ferramenta de trabalho nas mais diferentes demandas psíquicas.
Bibliografia:
- BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega, Petrópolis, Vozes, 1989
- CAMPBELL, Joseph. O poder do mito, SP, Palas Athena, 1990
- FIERZ, Heinrich Karl. Psiquiatria junguiana, SP, Paulus, 1997
- HILLMAN, J. O mito da análise, RJ, Paz e Terra, 1984
- KERÉNYI, Karl. Os Deuses Gregos/Os Heróis Gregos, SP, Cultrix, 1994
- SALAND, N. S. A Personalidade limítrofe, SP, Cultrix, 1989
- VON FRANZ, Marie-Louise. Reflexos da alma, SP, Cultrix, 1992
6. Procedimentos e práxis da Psicologia Analítica - 30 h/a
Ementa:
Aprofundar quanto ao uso de sonhos, contos de fadas, mitos, amplificação simbólica nas práticas dos profissionais de ajuda, além de priorizar as questões das práticas transdisciplinares e da utilização de técnicas e instrumentos projetivos utilizados pela abordagem junguiana.
Objetivos:
Subsidiar a práxis do referencial junguiano, nas diversas áreas de atuação profissional.
Bibliografia:
- SAMUELS, Andrew. Jung e os Pós-Junguianos, RJ, Imago, 1989
- SANFORD, John. Os sonhos e a cura da alma. SP, Paulinas, 1991
- WHITMONT, Edward e S. Pereira. Sonhos um portal para a fonte,SP, Summus, 1995
7. Metodologia do trabalho científico- 30 h/a
Ementa:
Conceitos básicos de metodologia científica. Ciências e conhecimento. Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos. A análise textual, temática e interpretativa. Pesquisa e projeto de pesquisa. Subsídios para a elaboração de uma monografia.
Objetivos: Fornecer os elementos básicos necessários para capacitar o aluno para o trabalho científico, desde o desenvolvimento da pesquisa, análise de textos, elaboração de projeto, até os subsídios para a elaboração de uma monografia científica. Compreensão dos métodos correntes mais utilizados.
Bibliografia:
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico, SP, Cortez, 2000
- CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, SP, Ática, 1995
8. Atividades Programadas - 160 h/a
São atividades que subsidiam a formação acadêmica e o desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa dos alunos da pós-graduação, atribuindo créditos obrigatórios. Todos os alunos farão, no décimo oitavo mês do curso, a exposição do projeto de conclusão de curso, que será apresentado aos demais colegas, para um professor, numa data previamente acordada, expondo o embrião da pesquisa e as resenhas dos livros (mínimo de quatro) que subsidiarão o referencial teórico do trabalho (o aluno que não cumprir essa atividade deverá apresentar um trabalho complementar para compensar as horas e obter esse crédito).Essas horas complementam as horas aula, que são de 45min, onde em um sábado de aula são computadas 10 horas/aula.
Resenha de livro, para o trabalho monográfico, equivale a fazer uma breve explanação do seu conteúdo, analisando, descrevendo e enumerando os teores considerados relevantes, em relação ao objeto do trabalho monográfico, apresentando ao leitor as contribuições da sua leitura para sustentação da hipótese e conclusão do TCC. Resenha não é resumo de livro. Geralmente, em dois parágrafos, é possível fazer uma excelente resenha, com identificação e apresentação do autor e da obra, no primeiro, e qual é sua importância e contribuições dela, apoiando a elaboração do seu trabalho monográfico, no segundo parágrafo.
9. Atividades Complementares - 220 h/a ou mais
Previsão de integralização de mais 220 horas, que podem ser acrescidas, facultativamente, com 120 horas de atendimentos clínicos e 100 horas de supervisão de casos clínicos, extramuros acadêmicos. Além disso, serão computadas a participação, como congressistas, do Congresso Junguiano do IJEP, que acontece anualmente no mês de junho, onde os conteúdos dos anos anteriores podem ser adquiridos, com a emissão de seus respectivos certificados, para que suas horas sejam computadas no certificado de conclusão do curso.
Trabalho de Conclusão
Produção de trabalho monográfico, em concordância com as normas técnicas da ABNT e do IJEP.
Controle de Frequência:
Por tratar-se de um curso de especialização do conhecimento científico e prático na área da saúde, a avaliação ocorrerá como ato contínuo no decorrer das aulas, somados a uma prova escrita e individual, que acontecerá no final do curso, e frequência mínima de 80% das aulas, com controle presencial.
Carga Horária:
Os cursos são oferecidos atendendo a legislação vigente emanada pelo CNE/CES:
- Resolução n° 1, de 8 de junho de 2007 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação (lato-sensu) em nível de especialização. Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018 - Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.
A carga horária do Curso de Especialização em Psicologia Junguiana é de 400 horas, distribuídas em 2 disciplinas de 45 horas/aula, 5 disciplinas de 30 horas/aula e 160 horas de atividades programadas com previsão de integralização de mais 220 horas (que podem ser acrescidas, facultativamente, com 120 horas de atendimentos clínicos e 100 horas de supervisão de casos), podendo totalizar 620 horas. Sua duração é de 25 meses, oferecido em aulas presenciais, que acontecem num único sábado de cada mês, das 9hs às 17hs: 45m, contabilizando 10 horas/aula (45min cada), divididas em quatro aulas de 2,5 horas/aula.
Horas aulas |
240 |
Atividades programadas |
160 |
Atendimentos/Ateliê* |
120 |
Supervisão* |
100 |
Total Geral |
620 |
*facultativas
Coordenação:
Prof. Dr. Waldemar Magaldi Filho
Psicólogo, educador, especialista em psicologia analítica junguiana, psicossomática, arteterapia, EMDR e homeopatia. Mestre e doutor em ciências da religião e autor do livro: "Dinheiro, saúde e sagrado - interfaces culturais, econômicas e religiosas à luz da psicologia analítica".
Investimento:
Matrícula de R$ 360,00 + 25 parcelas de R$ 663,57 pagando até a data do vencimento (esse valor é corrigido anualmente pelo INPC).
E-MEC - Cadastro Nacional de Cursos de Especialização (Lato sensu) código MEC no: 183519 - https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjgxMQ==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTgzNTE5
Carl Gustav Jung
Carl Gustav Jung foi um dos maiores pesquisadores da alma humana no século passado!
A obra de Jung é o registro fiel de sua vida e de suas experiências clínicas, tendo como base o processo empírico relacionando, sempre, aspectos teóricos e práticos.
Jung tenta conceituar, mas não se ocupa em definir e, com coerência e muita consistência, sua obra atende a todas as necessidades do mundo moderno, inclusive das situações extremas e emergenciais.
Para Jung o processo de individuação vai contribuir para que tu te tornes aquilo que tu és. Porém, a persona científica, vestida com as roupas da arrogância do saber, nos afasta deste processo, projetando uma enorme sombra, que se expressa através do capitalismo selvagem. Jung diz que a negação do si-mesmo conduz ao consumo desenfreado.
O que Jung busca, com o conceito de individuação, não é a perfeição, mas a realização do ser e a sua plenitude, permitindo o reconhecimento das antinomias e da sombra.
Jung tem demonstrado, ao longo de sua obra, o quanto que é humanista, não essencialista e determinista, sempre acreditando no potencial da criatividade humana e no caráter compensatório e auto-regulador do Self. Jung é um empirista, não dogmático, mas extremamente coerente e fiel a seus princípios, suas idéias, seu paradigma e, enfim com sua doxa.
Jung, apesar de trabalhar com os aspectos retrospectivos e causais do passado, volta seu pensamento na direção prospectiva, buscando o sentido e o entendimento das manifestações, sendo assim muito mais finalista do que os mecanicistas que são retrospectivos, por viverem sempre em busca das causas passadas para terem o pseudo "poder" de explicar tudo sem entender nada.
Jung esta sempre valorizando a força do diálogo e a arte da hermenêutica, deixando de ser apenas um hábil ouvinte, pois convida seu cliente para ser um parceiro ativo em todo o processo terapêutico.
Jung sabia que, em todas as pessoas, existe um mecanismo criativo contribuindo para que as transformações aconteçam, chamando-o de função transcendente.
Jung, mesmo desprendido do rigor cartesiano concreto, era um grande pesquisador, sem jamais abandonar o respeito pela ciência e pela alma humana, dizendo que as idéias de consciente e de inconsciente nasceram juntas.
Freud via o mito no mesmo complexo nuclear da neurose. Jung, ao contrário, como funções sadias e positivas da psique, sem se ligarem, necessariamente, a impulsos sexuais ou neuróticos.
Para Freud, o sentido da vida é a aquisição de conhecimento em busca da perfeição. Para Jung, é a realização do si mesmo, que traz um sentimento de plenitude, que leva à transcendência.
Para Freud, os símbolos são restos reprimidos do passado. Para Jung são os grandes geradores de energia psíquica, que contribuem com a capacidade criativa do homem.
Para Freud, a religião é derivada do complexo de Édipo, paterno ou materno, com a sublimação do instinto sexual. Desta forma, a razão, afasta totalmente o sagrado. Para Jung, é um fenômeno universal, inerente à psique; são grandes sistemas psicoterapêuticos, que favorecem a religação com o arquétipo central, ou si mesmo.
Freud não aceitou as categorias junguianas de inconsciente coletivo, arquétipos, função transcendente, sincronicidade, capacidade simbólica e criativa da psique, entre outras. Jung tinha um enfoque muito mais voltado para o pensamento prospectivo sintético, sem desconsiderar o conhecimento redutivo causal, que era a base da análise de Freud, onde se pesquisava a origem do trauma.
Freud era um homem sem laços com a história, julgando-se inventor de conceitos e que, apesar de sua inteligência extrema, negava o conhecimento filosófico, preferindo ficar só, em sua ilha, para não correr o risco de se "contaminar" com outros pensamentos e ter a certeza de que tudo que produzia era seu. Para impor, sob a forma de dogmas, sua teoria, desconsiderando a antropologia, sociologia e a unicidade.
Jung, ao descrever a Freud um sonho que havia tido, constatou que suas diferenças ficaram muito mais evidentes. A interpretação feita por Freud contribuiu, significativamente, para que a separação acontecesse. Mas, posteriormente, este mesmo sonho, lhe possibilitou o entendimento da psique além de reativar seus interesses pela arqueologia.
Jung encorajava seus alunos em abordar cada caso com um mínimo de suposições preconcebidas. Dizia, apesar de saber ser utópico e impossível, que o ideal seria não ter nenhuma suposição, e que cada analista encontre os seus próprios caminhos, dizendo:
"... Posso apenas esperar e desejar que ninguém se torne ‘junguiano’... Eu não proclamo qualquer doutrina predeterminada, e abomino os ‘partidários cegos’. Deixo todas as pessoas livres para lidar com os fatos à sua própria maneira, pois também reclamo essa liberdade para mim"
Nestas frases percebemos o sentido Teleológico que Jung alimenta sobre a alma humana, sua dinâmica e seus fins.
É significativo citar que na entrada de sua casa Jung colocou em latim os seguintes dizeres: “Chamado ou não chamado, Deus está presente”.
Waldemar Magaldi Filho
Pós-graduação e especialização em Psicologia Junguiana
O curso de especialização em psicologia junguiana é uma pós-graduação que titula e forma profissionais para atuarem como analistas junguianos. Nossa pós-graduação além de ser uma especialização em psicologia junguiana também é uma excelente oportunidade para ampliação cultural e de autoconhecimento, porque a psicologia junguiana aborda o ser humano de forma integral, abrangendo e integrando a psicologia, em sua dimensão instintiva e arquetípica, e biologia.
A pós-graduação em psicologia junguiana é uma especialização que irá capacitar os alunos a analisarem os sonhos, compreenderem todos os sintomas de adoecimento, por serem manifestação psicossomática da natureza humana, e criarem condições para as expressões criativas acontecerem. Além disso, a especialização em psicologia junguiana também abrange a dimensão espiritual do ser humano, por ser estrutura fundante da psicologia humana.
O curso de especialização em psicologia junguiana, oferecido pelo IJEP - Instituo Junguiano de Ensino e Pesquisa, acontece desde 1992, e neste período já formamos centenas de profissionais. A base teórica do curso de pós-graduação em psicologia junguiana é preponderantemente a obra completa de Carl Gustav Jung, acrescido das contribuições de especialistas junguianos mais modernos.
O tempo de duração do curso de especialização da pós-graduação em psicologia junguiana é de 25 meses, com um encontro mensal, que acontece em um sábado das 9h as 17h:30m. O aluno da especialização em psicologia junguiana terá aulas teóricas, algumas vivências e a possibilidade de discussão de casos que foram atendidos na abordagem da psicologia junguiana. Além disso, os alunos da especialização em psicologia junguiana entrarão em contato com a potencialidade arquetípica contida na mitologia e nos contos de fada, na forma de trabalhos, dando a esta pós-graduação mais profundidade e capacitação ao futuro especialista em psicologia junguiana para poder transitar no universo simbólico da humanidade.
Por tudo isso, a pós-graduação de especialização em psicologia junguiana é uma excelente oportunidade para quem está em busca de ampliar suas capacitações nas áreas de humanas e biológicas, possibilitando a ampliação do universo. A especialização em psicologia junguiana é uma pós-graduação aberta para todo aluno que já tenha um título universitário, dando a ele a titulação da especialização em psicologia junguiana, reconhecida pelo MEC. Esta especialização em psicologia junguiana é ministrada por uma excelente equipe de professores, a maioria com doutorado e também possuidores da especialização desta pós-graduação em psicologia junguiana. Com isso, esta pós-graduação tem características únicas, contando com uma equipe de especialistas em psicologia junguiana de primeira linha, muito entusiasmados com a pós-graduação de psicologia junguiana.
MAIS CURSOS
Psicossomática
Psicologia Junguiana – Presencial – São Paulo – 29 de MARÇO de 2025
Arteterapia e Expressões Criativas
Psicologia Junguiana – Presencial – Rio de Janeiro – 05 de abril de 2025
Filiação e Formação de Analistas
INTRODUÇÃO À TEORIA DE CARL GUSTAV JUNG - CURSO ON-LINE -AO VIVO - 32 horas
CONGRESSOS JUNGUIANOS DO IJEP
Análise e Interpretação do Desenho
Sonhos, compreensão psicológica e vivencial na perspectiva clínica
TIPOS E FUNÇÕES PSÍQUICAS – Aprofundamento teórico e prático
Contos de Fada na Psicologia Analítica
Livros Negros e Livro Vermelho
Desenvolvimento da Personalidade
PSICOSSOMÁTICA E INFÂNCIA
Psiquiatria Clínica, Diagnóstico e Terapêutica Contemporâneos, e a Psicopatologia Simbólica
O "OUVI DIZER" NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA AVANÇADA.
MITOS, COMPREENSÃO PSICOLÓGICA
Psicologia Junguiana – Presencial – Brasília – 22 de março de 2025
Psicologia Junguiana – Formato EAD – 05 de abril de 2025
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – Brasília – 22 de março de 2025
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – São Paulo – 31 de agosto de 2024
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – Rio de Janeiro – 05 de abril de 2025
Psicossomática – Presencial em São Paulo – 29 de março de 2025
Psicossomática – Formato EAD – 05 de abril de 2025
Menopausa - Fim da Vida ou Marco de um Novo Começo? Uma análise a luz da psicologia analítica
CORPO E SEXUALIDADE
Uma análise simbólica da psique adolescente, por meio do conto: O Companheiro de Viagem, de Hans Christian Andersen