TIPOS E FUNÇÕES PSÍQUICAS – APROFUNDAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO

TIPOS E FUNÇÕES PSÍQUICAS – Aprofundamento teórico e prático
Este curso de extensão, teórico e vivencial, é dedicado ao aprofundamento nos "Tipos Psicológicos" de Carl Gustav Jung. Percorreremos o livro seminal de Jung, buscando não apenas a compreensão teórica de suas ideias, mas também a aplicação prática desse conhecimento, tanto no contexto da clínica junguiana quanto nas nossas relações interpessoais e no autoconhecimento.
Jung, em seu extenso trabalho de pesquisa e exploração do comportamento humano, tanto consciente quanto inconsciente, nas relações com o meio exterior, percebeu a existência de diferentes padrões de comportamento e orientação da energia psíquica. Frequentemente, essas diferenças geram desavenças e desentendimentos, não pela substância de um determinado assunto, mas pela forma particular com que cada indivíduo apreende, processa e reage ao tema ou ao mundo. A tipologia junguiana oferece uma lente para compreender essas variações essenciais na percepção e no julgamento.
Com base nessas observações, Jung desenvolveu o estudo dos tipos psicológicos, não como um sistema classificatório estático e estereotipante, mas como uma ferramenta orientadora e dinâmica. Seu objetivo era nos auxiliar a perceber como as funções autorreguladoras da energia psíquica (a libido junguiana) atuam compensatoriamente entre a consciência e o inconsciente. A função compensatória é análoga à homeostase do organismo físico, mantendo e objetivando sempre o equilíbrio dinâmico da psique, impulsionando o processo de individuação.
Em nossos encontros, teremos a oportunidade de vivenciar os aspectos teóricos deste instrumento valioso para o autoconhecimento e o conhecimento da natureza humana. Aprenderemos a identificar o tipo e a função dominante ou principal, bem como aquela que é sombria ou inferior, que representa nosso "ponto cego" de desenvolvimento. Além disso, diferenciaremos a influência dos complexos, com sua autonomia e capacidade de "tomar conta" do ego, e da persona, que é um instrumento funcional para nossa vida social. Compreenderemos como esses elementos podem se apresentar com tipos e funções diferentes daquelas que são naturais do complexo de ego, gerando conflitos internos e externos.
Carga Horária: 32 horas
Formato: Dezesseis encontros, às segundas-feiras, das 19h30m às 21h30m.
Dias: 04; 11; 18 e 25/ago; 01 e 29/set; 06; 13; 20 e 27/out; 03; 10; 17 e 24/nov; 01 e 08/dez.
Professores: Rafael Rodrigues e Waldemar Magaldi
Conteúdo Programático Detalhado
Programa: Curso Tipos Psicológicos (IJEP) – 32h, 16 aulas – ago a dez/2025
As aulas foram divididas de modo a seguir, mais ou menos, a ordem dos temas na Obra Tipos Psicológicos (OC 6). Em algumas delas sugerimos uma atividade pós aula. Quando isso acontecer (maioria das aiulas), sugere-se uma breve discussão na aula seguinte sobre a atividade.
- Introdução – 04/ago
Nesta aula serão apresentados aspectos gerais dos tipos, seu local na obra de Jung (importância e temporalidade), expropriações, reduções, assim como falaremos dos objetivos do curso.
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- Apresentação dos alunos
- Apresentar agenda do curso
- Breve história dos tipos e temperamentos
- Teoria dos tipos na atualidade
- Reduções e confusões acerca dos tipos
- Vivência: imaginando a própria tipologia
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: ler os anexos dos Tipos Psicológicos (textos e conferências que Jung apresentou sobre o tema, inseridos no fim do livro OC 6)
- Energia Psíquica – 11/ago
Apresentar a teoria da energia psíquica assim como falar dos seus movimentos, apresentando os conceitos de introversão e extroversão, dentro do âmbito da energia psíquica (e menos nas suas características comportamentais).
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- Regressão
- Progressão
- Introversão
- Extroversão
- Aula teórica
- A história dos Tipos – 18/ago
Aula mais técnica, apresentando em linhas gerais alguns dos estudos tipológicos feitos por Jung nas obras dos autores de referência.
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- Tertuliano e Orígenes
- Friedrich Schiller
- Furneaux Jordan
- Freud e Adler
- Outros teóricos
- Tipos e temperamentos
- Aula teórica
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Ler os tipos de Jordan (OC 6, Cap. IV) – são interessantes as comparações e críticas que Jung faz neste capítulo.
- Prometeu e Epimeteu – 25/ago (Ausência Rafael)
Ampliação das personalidades de Prometeu e Epimeteu, a partir dos estudos que Jung fez nas obras de Spiteller e Goethe.
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- Spiteller
- Goethe
- Junito Brandão
- Extroversão e Introversão
- Vivência Imagética
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Ler subcapítulos 1 e 2 sobre Prometeu e Epimeteu da OC 6.
- Extroversão e Introversão – 01/set
Dinâmicas e definições tipológicas a partir dos conteúdos estudados até aqui. Aprofundamento nas atitudes de extroversão e introversão como orientações fundamentais da energia psíquica. A extroversão direciona a libido para o objeto externo, enquanto a introversão a direciona para o sujeito interno.
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- Definições
- Vivência Imagética
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “O duplo” – filme
- Dionísio, Dionisíaco e a função Sentimento – 29/set
Ampliar a narrativa mítica de Dionísio, a partir do tipo “dionisíaco” de Nietszche. Apresentar a função sentimento para Jung, com exercício crítico e reflexivo em sala de aula. A Função do Sentimento: Definição e características do sentimento como função racional de valoração, que avalia a importância e o significado das coisas com base em valores pessoais, harmonia e relações. Não se confunde com emoção bruta. O Valor da Harmonia e dos Valores: A busca por relações significativas, a apreciação estética e a avaliação de "agradável/desagradável", "bom/ruim" em um sentido ético e relacional.
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- Nietzsche
- Dionísio (Brandão; Barcellos; Bolen)
- Atividade crítica e reflexiva a partir de casos
- Apolo, Apolíneo e a função Pensamento – 06/out (Ausência Rafael)
Ampliar a narrativa mítica de Apolo, a partir do tipo “apolíneo” de Nietszche. Apresentar a função pensamento para Jung, com exercício crítico e reflexivo em sala de aula. A Função do Pensamento: Definição e características do pensamento como uma função racional de julgamento, que busca a verdade e a compreensão através da lógica, análise e objetividade. O Valor da Lógica e da Objetividade: Como o pensamento busca estruturar o mundo de forma coerente e compreensível, baseando-se em princípios e categorias.
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- Nietzsche
- Apolo (Brandão; Barcellos; Bolen)
- Atividade crítica e reflexiva a partir de casos
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “Rush – no limite da emoção” – filme
- A função Intuição – 13/out (Ausência Rafael)
A Função da Intuição: Definição e características da intuição como percepção de possibilidades, potencialidades e significados ocultos, além do que é imediatamente visível. É a função que "sente" o futuro e as conexões inconscientes. O Valor da Novidade e do Potencial: A busca por significados, a capacidade de ver além do óbvio e o salto para o futuro, inspirando inovação e transformação.
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- Definições
- Atividades lúdicas e discussão de casos
- A função Sensação – 20/out
A Função da Sensação: Definição e características da sensação como percepção da realidade concreta e imediata através dos cinco sentidos, sem julgamento ou interpretação. É a função do "aqui e agora".
Sensação Extravertida vs. Introvertida: A percepção do mundo exterior em seus detalhes e fatos concretos (extravertida) e a percepção das impressões internas, sensações corporais ou imagens arquetípicas (introvertida). O Valor do Real e do Concreto: A primazia dos fatos, da experiência imediata e da vivência sensorial. Pessoas com sensação dominante tendem a ser práticas e realistas.
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- Definições
- Atividades lúdicas e discussão de casos
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “O homem que viu o infinito” – filme - OK
- Função Auxiliar, Função Terciária e as categorias tipológicas – 27/out
Apresentar as descrições dos 8 tipos psicológicos feitos por Jung e Nise (que são sucintos, assim como as 16 definições de Myers e Briggs). Ampliar a discussão para a possibilidade de 64 tipos. Discutir a função auxiliar a partir das referências de Jung, trazendo a contribuição de Myers e Briggs para ampliar o conceito. Discussão de casos.
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- Definições de Nise da Silveira
- Definições do MBTI
- Definições do Waldemar
- Atividade Analítica
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “12 homens e uma sentença” – filme
- A função inferior – 03/nov
Aprofundar no tipo inferior, trazendo as ideias da Von Franz e discussão de casos (clínicos, contos, mitologia). O Ponto Cego da Personalidade: A função inferior como o aspecto menos desenvolvido, mais inconsciente e frequentemente problemático da psique. É o oposto polar da função dominante.
Características da Função Inferior: Sua natureza primitiva, emocional, infantil e paradoxal. É a porta de entrada para o inconsciente e a fonte de muitas projeções. Limitações e armadilhas: de cada tipo e função.
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- Discussão de casos
- Atividade Analítica
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “Um golpe do destino” – filme - https://efivest.com.br/doctor/
- Ego, complexo, persona e tipologia – 10/nov
Discutir os tipos e a identificação com a persona, os tipos psicológicos dos complexos, a partir de casos e situações clínicas, e/ou contemporâneas.
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- Persona
- Complexos
- Discussão de casos
- Atividade Analítica
SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “Persona” de Ingmar Bergman – filme, e/ou ler o conto “O espelho” de Machado de Assis. - OK
- Tipologia nas relações interpessoais – 17/nov
Compreendendo o outro: como a tipologia pode essencial para entender as diferenças de percepção, julgamento e comunicação nas relações humanas. Situações comuns de atrito baseadas em descompassos tipológicos. A busca por relacionamentos que integrem diferentes perspectivas e funções, promovendo o crescimento mútuo e a totalidade, em vez de conflito.
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- Atividade Analítica
- Tipologia na clínica junguiana – 24/nov
Apresentar uma possibilidade de integração dos tipos, para além das funções dominantes.
Discutir o papel do entendimento do tipo para a análise pessoal.
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- Tipos e o início da análise
- Tipos e sonhos
- Integração de opostos
- Função transcendente
- Símbolo
- Atividade Imagética
- Tipos e contemporaneidade – 01/dez
Discussão sobre a influências dos tipos nas esferas sociais mais relevantes. Sugerir uma crítica da cosmovisão que surge quando se unilateraliza o tipo.
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- Ciência
- Política
- Religião
- Sociedade
- Trabalho
- Reavaliação da própria tipologia
- Atividade Imagética
- Integração e Caminhos para o Desenvolvimento – 08/dez
Síntese dos Aprendizados: Revisão dos conceitos-chave (atitudes, funções, hierarquia, persona, complexos) e sua interconexão dinâmica, enfatizando a tipologia como um mapa da psique.
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- Discussão sobre os resultados da própria tipologia
- Feedback da turma sobre o curso
Recursos Complementares: Sugestões de leituras adicionais (obras de Jung e comentadores), estudos de caso e práticas de auto-observação para aprofundamento contínuo na jornada do autoconhecimento.
Serão dezesseis encontros nas segundas-feiras Dias 04; 11; 18 e 25/ago; 01 e 29/set; 06; 13; 20 e 27/out; 03; 10; 17 e 24/nov; 01 e 08/dez.
Horário: 19h:30m às 21h:30m
Local: Plataforma Zoom, cujo link será enviado por e-mail, após formalização da inscrição.
Investimento: Quatro parcelas de R$ 350,00 (Para membros analistas em formação R$ 315,00)
Facilitadores: Rafael Rodrigues e Waldemar Magaldi
Esta atividade terá certificado de conclusão e contará como crédito obrigatório para a formação de analistas junguianos do IJEP e é destinada exclusivamente para os ex-alunos ou alunos dos cursos do IJEP, preferencialmente aos analistas em formação.
Este link encaminha para a ficha de inscrição deste curso, para que você possa indicar ou divulgar o curso:
https://www.ijep.com.br/campanha/tipos
WhatsApp:+55 11 94066-0279 (apenas por mensagem de texto de segunda a sexta-feira das 9 às 18hs)
Equipe do IJEP
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