TIPOS E FUNÇÕES PSÍQUICAS – APROFUNDAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO

CONHEÇA O IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa TIPOS E FUNÇÕES PSÍQUICAS – Aprofundamento teórico e prático


TIPOS E FUNÇÕES PSÍQUICAS – Aprofundamento teórico e prático

TextoDescrição gerada automaticamente

 

 

 

Este curso de extensão, teórico e vivencial, é dedicado ao aprofundamento nos "Tipos Psicológicos" de Carl Gustav Jung. Percorreremos o livro seminal de Jung, buscando não apenas a compreensão teórica de suas ideias, mas também a aplicação prática desse conhecimento, tanto no contexto da clínica junguiana quanto nas nossas relações interpessoais e no autoconhecimento.

Jung, em seu extenso trabalho de pesquisa e exploração do comportamento humano, tanto consciente quanto inconsciente, nas relações com o meio exterior, percebeu a existência de diferentes padrões de comportamento e orientação da energia psíquica. Frequentemente, essas diferenças geram desavenças e desentendimentos, não pela substância de um determinado assunto, mas pela forma particular com que cada indivíduo apreende, processa e reage ao tema ou ao mundo. A tipologia junguiana oferece uma lente para compreender essas variações essenciais na percepção e no julgamento.

Com base nessas observações, Jung desenvolveu o estudo dos tipos psicológicos, não como um sistema classificatório estático e estereotipante, mas como uma ferramenta orientadora e dinâmica. Seu objetivo era nos auxiliar a perceber como as funções autorreguladoras da energia psíquica (a libido junguiana) atuam compensatoriamente entre a consciência e o inconsciente. A função compensatória é análoga à homeostase do organismo físico, mantendo e objetivando sempre o equilíbrio dinâmico da psique, impulsionando o processo de individuação.

Em nossos encontros, teremos a oportunidade de vivenciar os aspectos teóricos deste instrumento valioso para o autoconhecimento e o conhecimento da natureza humana. Aprenderemos a identificar o tipo e a função dominante ou principal, bem como aquela que é sombria ou inferior, que representa nosso "ponto cego" de desenvolvimento. Além disso, diferenciaremos a influência dos complexos, com sua autonomia e capacidade de "tomar conta" do ego, e da persona, que é um instrumento funcional para nossa vida social. Compreenderemos como esses elementos podem se apresentar com tipos e funções diferentes daquelas que são naturais do complexo de ego, gerando conflitos internos e externos.

Carga Horária: 32 horas 

Formato: Dezesseis encontros, às segundas-feiras, das 19h30m às 21h30m.
Dias:  04; 11; 18 e 25/ago; 01 e 29/set; 06; 13; 20 e 27/out; 03; 10; 17 e 24/nov; 01 e 08/dez.

Professores: Rafael Rodrigues e Waldemar Magaldi

Conteúdo Programático Detalhado

Programa: Curso Tipos Psicológicos (IJEP) – 32h, 16 aulas – ago a dez/2025

As aulas foram divididas de modo a seguir, mais ou menos, a ordem dos temas na Obra Tipos Psicológicos (OC 6). Em algumas delas sugerimos uma atividade pós aula. Quando isso acontecer (maioria das aiulas), sugere-se uma breve discussão na aula seguinte sobre a atividade.

  1. Introdução – 04/ago

Nesta aula serão apresentados aspectos gerais dos tipos, seu local na obra de Jung (importância e temporalidade), expropriações, reduções, assim como falaremos dos objetivos do curso.

    1. Apresentação dos alunos
    2. Apresentar agenda do curso
    3. Breve história dos tipos e temperamentos
    4. Teoria dos tipos na atualidade
    5. Reduções e confusões acerca dos tipos
    6. Vivência: imaginando a própria tipologia

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: ler os anexos dos Tipos Psicológicos (textos e conferências que Jung apresentou sobre o tema, inseridos no fim do livro OC 6)

  1. Energia Psíquica – 11/ago

Apresentar a teoria da energia psíquica assim como falar dos seus movimentos, apresentando os conceitos de introversão e extroversão, dentro do âmbito da energia psíquica (e menos nas suas características comportamentais).

    1. Regressão
    2. Progressão
    3. Introversão
    4. Extroversão
    5. Aula teórica
  1. A história dos Tipos – 18/ago

Aula mais técnica, apresentando em linhas gerais alguns dos estudos tipológicos feitos por Jung nas obras dos autores de referência.

    1. Tertuliano e Orígenes
    2. Friedrich Schiller
    3. Furneaux Jordan
    4. Freud e Adler
    5. Outros teóricos
    6. Tipos e temperamentos
    7. Aula teórica

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Ler os tipos de Jordan (OC 6, Cap. IV) – são interessantes as comparações e críticas que Jung faz neste capítulo.

  1. Prometeu e Epimeteu – 25/ago (Ausência Rafael)

Ampliação das personalidades de Prometeu e Epimeteu, a partir dos estudos que Jung fez nas obras de Spiteller e Goethe.

    1. Spiteller
    2. Goethe
    3. Junito Brandão
    4. Extroversão e Introversão
    5. Vivência Imagética

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Ler subcapítulos 1 e 2 sobre Prometeu e Epimeteu da OC 6.

  1. Extroversão e Introversão – 01/set

Dinâmicas e definições tipológicas a partir dos conteúdos estudados até aqui. Aprofundamento nas atitudes de extroversão e introversão como orientações fundamentais da energia psíquica. A extroversão direciona a libido para o objeto externo, enquanto a introversão a direciona para o sujeito interno.

    1. Definições
    2. Vivência Imagética

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “O duplo” – filme

  1. Dionísio, Dionisíaco e a função Sentimento – 29/set

Ampliar a narrativa mítica de Dionísio, a partir do tipo  “dionisíaco” de Nietszche. Apresentar a função sentimento para Jung, com exercício crítico e reflexivo em sala de aula. A Função do Sentimento: Definição e características do sentimento como função racional de valoração, que avalia a importância e o significado das coisas com base em valores pessoais, harmonia e relações. Não se confunde com emoção bruta. O Valor da Harmonia e dos Valores: A busca por relações significativas, a apreciação estética e a avaliação de "agradável/desagradável", "bom/ruim" em um sentido ético e relacional.

    1. Nietzsche
    2. Dionísio (Brandão; Barcellos; Bolen)
    3. Atividade crítica e reflexiva a partir de casos
  1. Apolo, Apolíneo e a função Pensamento – 06/out  (Ausência Rafael)

Ampliar a narrativa mítica de Apolo, a partir do tipo  “apolíneo” de Nietszche. Apresentar a função pensamento para Jung, com exercício crítico e reflexivo em sala de aula. A Função do Pensamento: Definição e características do pensamento como uma função racional de julgamento, que busca a verdade e a compreensão através da lógica, análise e objetividade. O Valor da Lógica e da Objetividade: Como o pensamento busca estruturar o mundo de forma coerente e compreensível, baseando-se em princípios e categorias.

    1. Nietzsche
    2. Apolo (Brandão; Barcellos; Bolen)
    3. Atividade crítica e reflexiva a partir de casos

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “Rush – no limite da emoção” – filme

  1. A função Intuição – 13/out  (Ausência Rafael)

A Função da Intuição: Definição e características da intuição como percepção de possibilidades, potencialidades e significados ocultos, além do que é imediatamente visível. É a função que "sente" o futuro e as conexões inconscientes. O Valor da Novidade e do Potencial: A busca por significados, a capacidade de ver além do óbvio e o salto para o futuro, inspirando inovação e transformação.

    1. Definições
    2. Atividades lúdicas e discussão de casos
  1. A função Sensação – 20/out

A Função da Sensação: Definição e características da sensação como percepção da realidade concreta e imediata através dos cinco sentidos, sem julgamento ou interpretação. É a função do "aqui e agora".

Sensação Extravertida vs. Introvertida: A percepção do mundo exterior em seus detalhes e fatos concretos (extravertida) e a percepção das impressões internas, sensações corporais ou imagens arquetípicas (introvertida). O Valor do Real e do Concreto: A primazia dos fatos, da experiência imediata e da vivência sensorial. Pessoas com sensação dominante tendem a ser práticas e realistas.

    1. Definições
    2. Atividades lúdicas e discussão de casos

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “O homem que viu o infinito” – filme - OK

  1. Função Auxiliar, Função Terciária e as categorias tipológicas – 27/out

Apresentar as descrições dos 8 tipos psicológicos feitos por Jung e Nise (que são sucintos, assim como as 16 definições de Myers e Briggs). Ampliar a discussão para a possibilidade de 64 tipos. Discutir a função auxiliar a partir das referências de Jung, trazendo a contribuição de Myers e Briggs para ampliar o conceito. Discussão de casos.

    1. Definições de Nise da Silveira
    2. Definições do MBTI
    3. Definições do Waldemar
    4. Atividade Analítica

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “12 homens e uma sentença” – filme

  1. A função inferior – 03/nov

Aprofundar no tipo inferior, trazendo as ideias da Von Franz e discussão de casos (clínicos, contos, mitologia). O Ponto Cego da Personalidade: A função inferior como o aspecto menos desenvolvido, mais inconsciente e frequentemente problemático da psique. É o oposto polar da função dominante.

Características da Função Inferior: Sua natureza primitiva, emocional, infantil e paradoxal. É a porta de entrada para o inconsciente e a fonte de muitas projeções. Limitações e armadilhas: de cada tipo e função.

    1. Discussão de casos
    2. Atividade Analítica

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “Um golpe do destino” – filme - https://efivest.com.br/doctor/

  1. Ego, complexo, persona e tipologia – 10/nov

Discutir os tipos e a identificação com a persona, os tipos psicológicos dos complexos, a partir de casos e situações clínicas, e/ou contemporâneas.

    1. Persona
    2. Complexos
    3. Discussão de casos
    4. Atividade Analítica

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PÓS AULA: Assistir “Persona” de Ingmar Bergman – filme, e/ou ler o conto “O espelho” de Machado de Assis. - OK

  1. Tipologia nas relações interpessoais – 17/nov

Compreendendo o outro: como a tipologia pode essencial para entender as diferenças de percepção, julgamento e comunicação nas relações humanas. Situações comuns de atrito baseadas em descompassos tipológicos. A busca por relacionamentos que integrem diferentes perspectivas e funções, promovendo o crescimento mútuo e a totalidade, em vez de conflito.

    1. Atividade Analítica
  1. Tipologia na clínica junguiana – 24/nov

Apresentar uma possibilidade de integração dos tipos, para além das funções dominantes.

Discutir o papel do entendimento do tipo para a análise pessoal.

    1. Tipos e o início da análise
    2. Tipos e sonhos
    3. Integração de opostos
    4. Função transcendente
    5. Símbolo
    6. Atividade Imagética
  1. Tipos e contemporaneidade – 01/dez

Discussão sobre a influências dos tipos nas esferas sociais mais relevantes. Sugerir uma crítica da cosmovisão que surge quando se unilateraliza o tipo.

    1. Ciência
    2. Política
    3. Religião
    4. Sociedade
    5. Trabalho
    6. Reavaliação da própria tipologia
    7. Atividade Imagética
  1. Integração e Caminhos para o Desenvolvimento – 08/dez

Síntese dos Aprendizados: Revisão dos conceitos-chave (atitudes, funções, hierarquia, persona, complexos) e sua interconexão dinâmica, enfatizando a tipologia como um mapa da psique.

    1. Discussão sobre os resultados da própria tipologia
    2. Feedback da turma sobre o curso

Recursos Complementares: Sugestões de leituras adicionais (obras de Jung e comentadores), estudos de caso e práticas de auto-observação para aprofundamento contínuo na jornada do autoconhecimento.

Serão dezesseis encontros nas segundas-feiras Dias 04; 11; 18 e 25/ago; 01 e 29/set; 06; 13; 20 e 27/out; 03; 10; 17 e 24/nov; 01 e 08/dez.

Horário: 19h:30m às 21h:30m

Local: Plataforma Zoom, cujo link será enviado por e-mail, após formalização da inscrição.

Investimento: Quatro parcelas de R$ 350,00 (Para membros analistas em formação R$ 315,00)

Facilitadores:  Rafael Rodrigues e Waldemar Magaldi

Esta atividade terá certificado de conclusão e contará como crédito obrigatório para a formação de analistas junguianos do IJEP e é destinada exclusivamente para os ex-alunos ou alunos dos cursos do IJEP, preferencialmente aos analistas em formação.

Este link encaminha para a ficha de inscrição deste curso, para que você possa indicar ou divulgar o curso:

https://www.ijep.com.br/campanha/tipos

 

Texto

Descrição gerada automaticamente

Desenho de animal

Descrição gerada automaticamente com confiança média

WhatsApp:+55 11 94066-0279 (apenas por mensagem de texto de segunda a sexta-feira das 9 às 18hs)

https://wa.me/55011940660279

Equipe do IJEP

Ícone

Descrição gerada automaticamente

MAIS CURSOS

Psicologia Junguiana
Psicossomática
Psicologia Junguiana – Presencial – São Paulo – 30 de Agosto de 2025
Arteterapia e Expressões Criativas
Psicologia Junguiana – Presencial – Rio de Janeiro – 05 de abril de 2025
Filiação e Formação de Analistas
INTRODUÇÃO À TEORIA DE CARL GUSTAV JUNG - CURSO ON-LINE -AO VIVO - 32 horas
CONGRESSOS JUNGUIANOS DO IJEP
Análise e Interpretação do Desenho
Sonhando com o Livro Vermelho de C. G. Jung
TIPOS E FUNÇÕES PSÍQUICAS – Aprofundamento teórico e prático
Contos de Fada na Psicologia Analítica
Livros Negros e Livro Vermelho
Desenvolvimento da Personalidade
PSICOSSOMÁTICA E INFÂNCIA
Psiquiatria Clínica, Diagnóstico e Terapêutica Contemporâneos, e a Psicopatologia Simbólica - Módulo II
O PROCESSO DE INDIVIDUAÇÃO NA CLÍNICA JUNGUIANA: A TRAVESSIA DO DESERTO NA CARAVANA DOS SONHOS
Conversas sobre Psicoterapia Junguiana
MITOS, COMPREENSÃO PSICOLÓGICA E VIVENCIAL
Psicologia Junguiana – Presencial – Brasília – 14 de março de 2026
Psicologia Junguiana – Formato EAD – 09 de agosto de 2025
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – Brasília – 30 de agosto de 2025
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – São Paulo – 30 de agosto de 2025
Arteterapia e Expressões Criativas – Presencial – Rio de Janeiro – 05 de abril de 2025
Psicossomática – Presencial em São Paulo – 30 de agosto de 2025
Psicossomática – Formato EAD – 05 de abril de 2025
Menopausa - Fim da Vida ou Marco de um Novo Começo? Uma análise a luz da psicologia analítica
CORPO E SEXUALIDADE
Quando mudar for preciso, começar pelo possível - A Escuta analítica e reflexões junguianas sobre o fazer terapêutico e a sombra do terapeuta na psicossomática
Sonhando através da arteterapia: Jornada na arteterapia a partir de imagens oníricas e representações simbólicas