CONHEÇA O IJEP - INSTITUTO JUNGUIANO DE ENSINO E PESQUISA

configuracao Image

IJEP foi criado como alternativa para o ensino, a pesquisa e a formação da PSICOTERAPIA JUNGUIANA, também chamada de PSICOLOGIA ANALÍTICA ou PSICOLOGIA PROFUNDA, e de todas as outras ciências e práticas que surgiram a partir das contribuições seminais de Carl Gustav Jung. Além disto, pela importância da filosofia na vida das pessoas e na base da obra de Jung, ela também se faz presente neste instituto, que tem como visão a integração das dimensões do bom, do belo e do verdadeiro, presentes na ciência das religiões, nas artes, ciências humanas, médicas e da saúde. Somos a primeira instituição a titular especialistas em Psicologia Junguiana no Brasil. Já formamos uns cinco mil alunos, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e, no passado, também em Porto Alegre e Vitória. Nestes 29 anos de ensino e prática consolidamos uma enorme família junguiana, festejada anualmente, no mês de junho, no Congresso Junguiano do IJEP, que em 2019 terá sua quarta versão - os três Congressos anteriores estão disponíveis para serem adquiridos no site do Congresso: https://www.congressoijep.com.br

Com o propósito de ampliar nossas pesquisas e ensino, incluímos os conhecimentos da PSICOSSOMÁTICA e todas as suas subespecializações como a PNEI - psiconeuroendocrinoimunologia, que integra a psique ou alma humana com suas estruturas neurológicas, endocrinológicas e imunológicas e a Epigenética, que estuda o efeito das crenças nas expressões genéticas. Deixando evidente nossa compreensão de que o corpo humano (soma) e sua condição mental (nous) são viabilizados pela dimensão espiritual (pneuma) para poderem servir à alma (psique), se expondo e transitando nos ambientes familiares, profissionais, sociais e religiosos. Meta que o ego (o administrador da consciência) deve empreender para seguir sua jornada rumo ao processo de individuação.

Porque o adoecimento ou a cura acontecem em função da nossa exposição diante as miríades de afetos, com suas respectivas emoções, que surgem ao longo da nossa existência, provocando alterações de humor por conta das heranças genéticas, familiares, ambientais e, principalmente, do acúmulo das experiências vivenciadas desde a concepção até os primeiros dois anos de vida, que são o fulcro dos complexos, que são autônomos e incomodam e interferem na qualidade de vida de todos os seres humanos.

Nossa meta missionária é poder transmitir e capacitar nossos alunos, e todos os demais profissionais de ajuda, a adquirirem conhecimentos e ferramentas eficientes e atualizadas para promoverem a cura, com ética, maestria e sabedoria. Por isso também oferecemos o curso de ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS, onde o aluno, a partir da teoria, irá aprender práticas e poder vivenciá-las, para poder usar essa ferramenta expressiva e criativa, de forma não verbal, junto a seus clientes.

No Brasil, até o momento, não existe nenhum órgão regulamentador da Arteterapia e todas as associações ou uniões de associações são meros agrupamentos de pessoas físicas, sem qualquer amparo legal para arbitrar, regulamentar ou reconhecer a função do arteterapeuta. Por isso, nós do IJEP – Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, criamos a SOBRARTE – Sociedade Brasileira de Arteterapia, para dar guarida e referência a nossos alunos espalhados pelo Brasil afora. Mesmo assim, não temos nada a nos opor à tentativa de integrar as várias associações, mas não aceitamos ingerência e interferência na grade curricular e no corpo docente do nosso curso de especialização em Arteterapia e Expressões Criativas, que titula e forma especialistas em Arteterapia, com reconhecimento pelo MEC, conferindo amparo legal e tranquilidade de atuação profissional. Por isso, cremos ser um desserviço para o futuro da Arteterapia brasileira qualquer movimento sectário e protecionista que age mais a serviço da reserva do mercado do que do conhecimento, prática e ensino da Arteterapia, atuando de forma segregacionista, ao invés de integrar os profissionais atuantes.

Após a emissão do certificado de especialização, o aluno imediatamente passa a ser membro filiado à SOBRARTE, sem nenhum custo, recebendo seu número de registro, divulgação do seu nome e possibilidade de publicar artigos no site: https://www.sobrarte.com.br O curso de Arteterapia e Expressões Criativas do IJEP existe há mais de 10 anos, temos inúmeros alunos formados e atuantes pelo Brasil afora, sua carga horária total é de 636 horas, com atividades programadas, atendimentos e supervisões, além de termos professores, todos especialistas em Psicologia Junguiana e a maioria deles com titulação de doutorado, muito experientes na docência e atuação clínica, tanto na Psicologia Analítica quanto na Arteterapia e Expressões Criativas.

Carl Jung sempre esteve comprometido com a ampliação da consciência do homem contemporâneo, que é menos abrangente que o homem moderno, por não saber reconhecer e integrar seus aspectos primitivos e ancestrais presentes na sua sombra, por meio das dimensões do seu inconsciente individual e coletivo. Com isso, esse homem contemporâneo, individualista e consumista, vai se alienando de si mesmo e tornando-se anestesiado, apesar de normoticamente adaptado a essa sociedade doente e cada vez mais dependente de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas, e de uma infinidade de produtos supérfluos e descartáveis, num crescente desencantamento do mundo e dessacralização da vida!

As principais razões da depressão, que atingem mais de 30% da população e que impede que a maioria das pessoas estejam comprometidas com a atualidade e, por isso mesmo, não conseguem encarar as emergentes questões e demandas ambientais, ecológicas e psíquicas, que podem propiciar sentido e significado existenciais. Então, não poderíamos deixar de contemplar o estudo, a pesquisa e o ensino das DAC - DEPENDÊNCIAS, ABUSOS E COMPULSÕES, que representam uma verdadeira epidemia da contemporaneidade, amplamente presentes no consumo abusivo de coisas, drogas, lícitas ou ilícitas, jogos e todas as manifestações depressivas da atualidade.

O IJEP tem o compromisso de transmitir esse conhecimento ao maior número possível de pessoas, pois acreditamos que só assim poderemos sonhar com a tão esperada e necessária mudança de paradigma, aonde os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade venham acompanhados da diminuição do consumo global e do amor incondicional de todos ao Todo.

Para concretizarmos nossa missão oferecemos cursos de extensão em caixa de areia, mitologia, contos de fadas, entre outros e os cursos de pós-graduação, lato-sensu, que titulam e formam especialistas em:

PSICOLOGIA JUNGUIANA (A psicologia analítica de Carl Gustav Jung).

PSICOSSOMÁTICA (Os sintomas como expressões simbólicas do Self).

ARTETERAPIA E EXPRESSÕES CRIATIVAS (O fazer simbólico da alma).

PIT - PSICOLOGIA INTEGRATIVA TRANSPESSOAL (SUSPENSO TEMPORARIAMENTE)

DAC – DEPENDÊNCIAS, ABUSOS E COMPULSÕES   ( SUSPENSO TEMPORARIMENTE)

Nosso grupo é composto por professores especialistas nos respectivos cursos, com grande experiência profissional e didática,  todos mestres ou doutores que estão juntos desde 1992 ministrando esses cursos em São Paulo e em outras capitais do país. Faça sua inscrição/cadastro no site, para fazer parte da nossa comunidade, receber nossos newsletters, baixar nossos artigos e ficar sabendo dos cursos e eventos que promovemos ou entrar em contato com seus fundadores:

E. Simone D. Magaldi – filósofa, pedagoga, especialista em Psicologia Junguiana pela UNAERP, Arteterapia, Mestre em Ciências da Religião pela PUC-SP e Doutora em Ciências da Religião pela UMESP.

Waldemar Magaldi Filho – psicólogo, especialista em Homeopatia, Psicologia Junguiana, Arteterapia e Psicossomática, Mestre e Doutor em Ciências da Religião.

Secretaria geral do IJEP

email: secretaria@ijep.com.br

Fones: 11 5535-4695 São Paulo

+55 11 94066-0279 (WhatsApp)

Aproveitamos para divulgar nosso Canal do Youtube, onde serão colocados, regularmente, vídeos do campo junguiano. Inscreva-se, no link abaixo, para receber as atualizações: https://www.youtube.com/channel/UCrbwUrT0W4Tp-swBxAVwX5Q