PSICOSSOMÁTICA


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Justificativa

A crescente demanda de conhecimento sobre a integração entre corpo, alma e espírito e a busca de conhecimento sobre as causas do adoecer e os caminhos da cura, são as principais razões para oferecermos este curso, que visa formar profissionais íntegros, facilitadores e multiplicadores deste espectro de homem e de cosmos sistêmico e holístico. Com isso, este curso de PSICOSSOMÁTICA é o primeiro e único curso oficial de psicossomática que enfoca, além das visões tradicionais da psicanálise, as abordagens humanistas, holistas, junguianas e transpessoais, integrando conhecimentos atuais advindos das neurociências e da genética com práticas milenares de cura do oriente e do ocidente. Razão que deu origem a este programa, com o objetivo de suprir a carência deste pensar e fazer integral frente aos vários sintomas de adoecimento que possam surgir isolados ou interligados aos aspectos biológicos, afetivos e emocionais, psicológicos, sociais, familiares, profissionais e espirituais dos seres humanos. Com isso, o profissional de saúde, que conhece este paradigma, terá uma visão de homem holística e humanista, reconhecendo que a doença, psíquica e ou somática, é um sinal de desequilíbrio do ser total, podendo se tornar um grande caminho para o crescimento e o restabelecimento da saúde e da evolução do ser.

Objetivos
Difundir e capacitar o aluno ao conhecimento e utilização das teorias, práticas e pesquisas da Psicossomática antiga, clássica, moderna e pós-moderna, percorrendo a ciência e práxis acumuladas desde os terapeutas de Alexandria, passando por Hipócrates, Hahnemann, Freud, Jung até desembocarmos nas práticas holísticas e conhecimentos modernos das neurociências e genética humana. Ensinando técnicas e conhecimentos sobre várias teorias que vão desde o relaxamento clássico até as contribuições da física quântica e dos conceitos de campo mórfico, abrangendo todos os conceitos básicos de psicossomática, que estudam os vários sintomas de adoecimento que afetam o humano individual e coletivamente. Desta forma, objetivamos proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos deste pensar, no sentido de ampliar os conhecimentos adquiridos na formação universitária padrão, esperamos que, ao final do curso, o aluno seja capaz de: 1) Analisar os princípios fundamentais da Psicossomática frente os seus próprios paradigmas. 2) Fazer uso dos procedimentos, métodos e fundamentos da Psicossomática. 3) Aplicar adequadamente os conhecimentos adquiridos, dentro da ética profissional e do digno de ser trabalhado e curado. 4) Proporcionar conhecimentos para a pesquisa teórico-prática em Psicossomática.

Concepção do Programa

O curso é destinado a todo aluno com formação superior, preferencialmente das áreas de humanas, saúde e biológicas. Porque o conhecimento da psicossomática contribui para que o aluno, atuando em ambientes organizacional, hospitalares, clínicos, educacionais, entre outros, tenha uma excelente ferramenta no sentido de abordar o homem de forma integral, sem deixar de considerar o fato de que a condição humana é o resultado relacional entre os aspectos biológicos, familiares, profissionais, sociais, afetivos, emocionais e espirituais. Com isso, nossos alunos terão competências para reconhecer os possíveis aspectos que estão contribuindo para os sintomas de adoecimento e as medidas para saná-los. Ressaltando que os sintomas de adoecimento podem ser manifestos no corpo, na família, no trabalho, na sociedade, nas relações afetivas e também na dimensão espiritual.

DISCIPLINAS:
1. Fundamentação teórica dos transtornos de adoecimento - 36 h/a

Ementa:
História da psicossomática, conceitos básicos. Angústia vital; neurose orgânica; dinâmica dos instintos.

Objetivos:
Rever e ampliar conhecimentos a cerca dos conceitos básicos da psicossomática, contemplando a integração da medicina com a psicologia.

Bibliografia:

(Esta é a bibliografia básica de todo o curso e nas próximas disciplinas incluiremos a bibliografia complementar)

ALEXANDER, F. Medicina psicossomática: seus princípios e aplicações, Porto Alegre, Artes Médicas, 1989

BALINT, M. O Médico, seu Paciente e a Doença, RJ/SP, Livraria Atheneu, 1998

BIZZARI, Mariano. A mente e o Câncer, SP, Summus, 2001

BALLONE, Geraldo e col. - Da Emoção à Lesão - um Guia de Medicina Psicossomática, São Paulo, Manole, 2001

CAPSANO H.F. Doença - Episódio da Vida, Porto Alegre, Artes Médicas, 1993

CHIOZZA L.A. (org). Os Sentimentos Ocultos em..., SP, Casa do Psicólogo, 1998

CONGER, J. P. Jung e Reich, SP, Summus, 1993

DAMASIO A.R. O Erro de Descartes, SP, Companhia das Letras, 1996

DETHLEFSEN, T.; DAHLKE, R. A. Doença como Caminho, SP, Cultrix, 1983

FERRAZ F.C.; VOLICH R.M. (org). Psicossoma Psicossomática Psicanalítica, SP, Casa do Psicólogo, 1997

GRODDECK G. Estudos Psicanalíticos sobre Psicossomática, SP, Perspectiva, 1992

GUGGENBÜHL-GRAIG, A. O Abuso de Poder na Psicologia, no Sacerdócio, na Medicina e nas Profissões de Ajuda, SP, Achiamé, 1975

JUNG, Carl Gustav. Obras Completas, Petrópolis, Vozes

KELEMAN, Stanley. Realidade Somática, SP, Summus, 1994

KÜBLER-ROSS E. Sobre a Morte e o Morrer, SP, Martins Fontes, 1992

LELOUP, Jean-Yves. O Corpo e seus Símbolos, Petrópolis, Vozes, 1998

LESHAN, L. O câncer como ponto de mutação. SP, Summus Editorial, 1995

MacDOUGALL, J. Teatros do Corpo, SP, Martins Fontes, 1996

MARTY, Pierre. Mentalização e Psicossomática, SP, Casa do Psicólogo, 1998

MELLO FILHO, J. Psicossomática Hoje, Porto Alegre, Artes Médicas, 1992

MINDELL, Arnold, O Corpo Onírico, SP, Summus, 1989

PAIVA, L.M. Medicina Psicossomática, Porto Alegre, Artes Médicas, 1992.

PINHEIRO, R. Medicina psicossomática - uma abordagem clínica. SP, Fundação BYK, 1992

RAMOS, D.G. A Psique do Corpo, SP, Summus, 1994

ROSSI, E. A Psicobiologia da Cura Mente Corpo, SP, PSI, 1997

RUBY, Paulo, As Faces do Humano: Estudos de Tipologias Junguiana e Psicossomática, SP, Oficina de Textos, 1998

SAPOLSKY, Robert M., Porque as Zebras não têm úlceras?, SP, Ed. Francis, 2007

SILVA M.A.D. Quem Ama não Adoece, SP, Editora Best Seller, 1994

SONTAG, Susan. A Doença como Metáfora, SP, Graal ,1984

STANLEY, K. Anatomia emocional. SP, Summus , 1992

STOUDEMIRE A (org). Fatores Psicológicos Afetando Condições Médicas, Porto Alegre, Artes Médicas, 2000.

TESTA, M. Pensar em saúde, Porto Alegre, Artes Médicas, 1996

WILBER, K. A consciência sem fronteiras, SP, Cultrix, 1991

ZIEGLER, Alfred J. Medicina Arquetípica, SP, Paulus, 2012


2. Escolas Psicossomáticas, técnicas e conceitos e o Campo Junguiano - 36 h/a

Ementa:
Atividade reflexa instintiva e habitual, psicopatologia e personalidade, distúrbios orgânicos e psicogênicos, experiência da corporalidade e imagem corporal, teorias da personalidade.

Objetivos:

Aprofundar conceitos para possibilitar o entendimento dos aspectos biopsicossociais do adoecer e da cura nas áreas de saúde e de humanas.

Bibliografia:

SHELDRAKE, Rupert. O renascimento da natureza: o reflorecimento da Ciência e de Deus, SP, Cultrix, 1993
SOUZENELLE, Annick de. O simbolismo do corpo humano, SP, Pensamento, 1987
WILBER, Ken. Psicologia integral: consciência, espírito, psicologia, terapia, SP, Cultrix, 2002

3. Psicossomática e temas médicos - 36 h/a


Ementa:
Correlacionar vários sintomas de adoecimento com os fatores psicoafetivos, sociais, familiares e espirituais.

Objetivos:
Seminários e temas médicos sobre os principais órgãos e patologias mais freqüentes como fator de queixas e de sofrimento humano.

Bibliografia:

ABERASTURY, A. A adolescência, Porto Alegre, Artes Médicas, 1992

DAHLKE, R. Doença como Linguagem da Alma, SP, Cultrix, 1992

EPINAY, M. L. G. A doença como linguagem, Campinas, Papirus, 1991

LEPARGNEUR, Hubert, O doente, a doença e a morte: implicações sócio-culturais da enfermidade, Campinas, Papirus, 1987

LeSHAN, Lawrence. O dilema da psicologia, SP, Summus, 1994

ORNISH, Dean M.D. Amor e sobrevivência, RJ, Rocco, 1998

VITHOULKAS, George. Homeopatia, ciência e cura, SP, Círculo do Livro, 1986


4. Cura e aspectos biopsicossocial - 36 h/a

Ementa:
Personalidade, família e sociedade. Psiquiatria e psicanálise na medicina e na dinâmica dos sintomas de adoecimento. Correlações psicossomáticas, nascimento e morte e a evolução do ser.

Objetivos:
Consolidar a visão de homem integral unindo aspectos somáticos com emoções, espiritualidade, família, profissão e sociedade, ao longo de todo processo evolutivo desde a concepção até a morte.

Bibliografia:

ILLICH, Ivan. Expropriação da saúde: nemesis da medicina, RJ, Nova Fronteira, 1975

RICHTER, H. E. A família como paciente, SP, Martins Fontes, 1990

RUFFIÉ, J. O sexo e a morte. RJ, Nova Fronteira, 1988

SIMONTON, S. M. A família e a cura. SP, Summus, 1987

VISCOTT, D. A linguagem dos sentimentos, SP, Summus, 1986

ZOJA, Luigi. A história da arrogância, psicologia e limites do desenvolvimento humano, SP, Axis Mundi, 2000


5. Psiconeuroendocrinoimunologia - PNEI; Epigenética e Salutogênese - 30 h/a

Ementa:
Psiconeuroendocrinoimunologia, marcadores somáticos, doenças auto-imunes, psicogênese das doenças.

Objetivos:
Correlacionar os fatores psicológicos com suas repercussões no corpo físico, integrando os aspectos neurológicos com a bioquímica hormonal e a imunologia.

Bibliografia:

DARWIN, C. A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, SP, Companhia das Letras, 2000

PORTELLANO, José Antonio. Indroción a la neuropsicobiologia, Madrid, McGraw-Hill, 2005

SACHS, O. Tempo de Despertar. SP, Companhias das Letras, 1997

SANVITO, L.O. Cérebro e suas Vertentes. SP, Roca, 199

SEGRE, M.; Cohen, C. (org). Bioética, SP, EDUSP, 1995


6. Práxis da psicossomática - 36 h/a

Ementa:
Atendimento ambulatorial, hospitalar, organizacional e corporativo.

Objetivos:
Capacitar os alunos a utilizarem os conceitos da psicossomática em todas as instâncias de trabalho, onde houver algum tipo de relação de ajuda.

Bibliografia:

HISADA , Sueli. Conversando sobre psicossomática. Rio de Janeiro, Revinter, 2003

SANCHIS, Sonia Martinez (coord.). Hormonas, estado de ánimo y función cognitiva, Madrid, Delta, 2007

VISCOTT, David. A linguagem dos sentimentos. São Paulo, Summus, 1982

 

 7. Metodologia do trabalho científico- 20 h/a

 

Ementa:
Conceitos básicos de metodologia científica. Ciências e conhecimento. Diretrizes para a leitura, análise e interpretação de textos. A análise textual, temática e interpretativa. Pesquisa e projeto de pesquisa. Subsídios para a elaboração de uma monografia.

Objetivos: Fornecer os elementos básicos necessários para capacitar o aluno para o trabalho científico, desde o desenvolvimento da pesquisa, análise de textos, elaboração de projeto, até os subsídios para a elaboração de uma monografia científica. Compreensão dos métodos correntes mais utilizados.

Bibliografia:

  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico, SP, Cortez, 2000
  • CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, SP, Ática, 1995

8. Atividades Programadas - 160 h/a

São atividades que subsidiam a formação acadêmica e o desenvolvimento do conhecimento e da pesquisa dos alunos da pós-graduação, atribuindo créditos obrigatórios. Todos os alunos farão a exposição do projeto de conclusão de curso, que será apresentado aos demais colegas, para um professor, numa data previamente acordada, expondo o embrião da pesquisa e as resenhas dos livros (mínimo de quatro) que subsidiarão o referêncial teórico do trabalho (o aluno que não cumprir essa atividade deverá apresentar um trabalho complementar para compensar as horas e obter esse crédito).Essas horas complementam as horas aula, que são de 45min, onde em um sábado de aula são computadas 10 horas/aula. 

Resenha de livro, para o trabalho monográfico, equivale a fazer uma breve explanação do seu conteúdo, analisando, descrevendo e enumerando os teores considerados relevantes, em relação ao objeto do trabalho monográfico, apresentando ao leitor as contribuições da sua leitura para sustentação da hipótese e conclusão do TCC. Resenha não é resumo de livro. Geralmente, em dois parágrafos, é possível fazer uma excelente resenha, com identificação e apresentação do autor e da obra, no primeiro, e qual é sua importância e contribuições dela, apoiando a elaboração do seu trabalho monográfico, no segundo parágrafo.

9. Atividades Complementares - 220 h/a ou mais

Previsão de integralização de mais 220 horas, que podem ser acrescidas, facultativamente, com 120 horas de atendimentos clínicos e 100 horas de supervisão de casos clínicos, extramuros acadêmicos.  Além disso, serão computadas a participação, como congressistas, do Congresso Junguiano do IJEP, que acontece anualmente no mês de junho, onde os conteúdos dos anos anteriores podem ser adquiridos, com a emissão de seus respectivos certificados, para que suas horas sejam computadas no certificado de conclusão do curso.

Trabalho de Conclusão

Produção de trabalho monográfico, em concordância com as normas técnicas da ABNT e do IJEP.

Controle de Frequência:

Por tratar-se de um curso de especialização do conhecimento científico e prático na área da saúde, a avaliação ocorrerá como ato contínuo no decorrer das aulas, somados a uma prova escrita e individual, que acontecerá no final do curso, e frequência mínima de 80% das aulas, com controle presencial. 

CARGA HORARIA:

Os cursos são oferecidos atendendo a legislação vigente emanada pelo CNE/CES: 

  • Resolução n° 1, de 8 de junho de 2007 - Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação (lato-sensu) em nível de especialização. Resolução nº 1, de 6 de abril de 2018 - Estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização, no âmbito do Sistema Federal de Educação Superior, conforme prevê o Art. 39, § 3º, da Lei nº 9.394/1996, e dá outras providências.

A carga horária do Curso de Especialização em Psicossomática é de 390 horas, distribuídas em 5 disciplinas de 36 horas/aula,  uma disciplina de 30 horas/aula, uma disciplina de 20 horas/aula e 160 horas de atividades programadas, e elaboração de trabalhos expressivos,  com previsão de integralização de mais 220 horas (que podem ser acrescidas, facultativamente, com 120 horas de atendimentos clínicos e 100 horas de supervisão de casos), podendo totalizar 600 horas. Sua duração é de 24 meses, oferecido em aulas presenciais, que acontecem num único sábado de cada mês, das 9hs às 17hs: 45m, contabilizando 10 horas/aula (45min cada), divididas em quatro aulas de 2,5 horas/aula.

Horas aulas

230

Atividades programadas

160

Atendimentos/Ateliê*

120

Supervisão*

100

Total Geral

610

*facultativas

Coordenação: 

Prof. Dr. Waldemar Magaldi Filho 
Psicólogo, educador, especialista em psicologia analítica junguiana, psicossomática, arteterapia, EMDR e homeopatia. Mestre e doutor em ciências da religião e autor do livro: "Dinheiro, saúde e sagrado - interfaces culturais, econômicas e religiosas à luz da psicologia analítica". 

INVESTIMENTO:

Matrícula de R$ 360,00 + 24 parcelas de R$ 663,57 pagando até a data do vencimento (esse valor é corrigido anualmente pelo INPC).

E-MEC - Cadastro Nacional de Cursos de Especialização (Lato sensu) código MEC no: 183530 - https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/MjgxMQ==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MTgzNTMw

O presente curso tem como base teórica conceitual Carl Gustav Jung, sua teoria será o eixo estrutural das aulas. No final bibliografia das aulas restantes, excetuando-se as já demarcadas em cada aula.

Aula inaugural 
- Plano do curso, apresentação dos professores e dos cursos do IJEP. Objetivos, finalidades e expectativas;
- Introdução ao pensar junguiano, holístico e transdisciplinar;
- Angústia vital, consciência, inconsciente, instintos e estruturas psiconeurológicas;
Fundamentos de Psicologia Analítica 
- Estrutura da alma (consciência, inconsciente e estruturas psíquicas);
- Arquétipo, Complexo e Simbolismo do adoecimento
Etimologia e História da psicossomática
Determinantes do adoecimento.
Genética, familiar, cultural, idiossincrática, existencial (traumas);
Ética, bioética, tecnologia e dignidade humana. História dos paradigmas;
Imunologia e Emoção
Estresse e Avaliação do Estresse copying - Marilda Lippi;
Depressão, Ansiedade e Melancolia
Desenvolvimento da Psique e consequências patológicas (2) (da concepção aos 24 meses) C. G. Jung, Rudolf Steiner, Wesley Aragão de Moraes; 
Anamnese, semiologia e Vivência de uma anamnese
História de Vida, biopatografia e- Vivência de História de Vida
Tipos de Personalidade e Dinâmica do Adoecer em Carl G. Jung
Sono, Sonho e Qualidade de Vida
Psiconeurologia e Psiconeuroendocrinologia - PNEI
Neurose Orgânica e Histeria
O Corpo Simbólico
Curador Ferido
Relação entre a psique e a matéria . Bases da nova física frente aos novos paradigmas e relação do trauma/estresse/marcador somático - Werner Heisenberg, Paul Davies, Amit Goswami, Deepak Chopra, Fred Alan Wolf, Rupert Sheldrake, Terence Mc Kenna, Jean-Yve Leloup, Dalai Lama e outros
Medicina Teossomomática ou Medina Religiosa
Escolas Médicas e Psicossomática (Salutogênese, Antroposofia, Homeopatia, Alopatia, Enantiopatia, entre outras)
Família Disfuncional e Psicossomática
Psicossomática da Infância
Psicossomática da Adolescência
Psicossomática da Maturidade
Psicossomática do Envelhecimento
Psicossomática e Sistema Respiratório
Psicossomática e sistema Digestório
Psicossomática e Ginecologia e Obstetrícia
Psicossomática e Sistema Cardiovascular
Psicossomática e Sistema Gênito-urinário
Transtornos da sexualidade e sexuais físicos e psíquicos
DOR crônica
LER e DORT - Doenças Profissionais
Psicossomática e os Transtornos Alimentares
Síndrome do Pânico
Psico-oncologia, a mente e o câncer e as doenças autoimunes
Hospital Geral e Psicossomática
Tanatologia, morte, luto e cuidados paliativos
Suicídio - James Hillman, Jung
Metodologia Científica Projeto e da monografia - Antônio Joaquim Severino (livro base das normas do nosso curso)

BIBLIOGRAFIA GERAL:
Carl Gustav Jung, obras completas. Eixo do curso.
Amit Goswami. O Médico Quântico. Cultrix.
Annick de Souzenelle. O Simbolismo do Corpo Humano. Pensamento
Antônio Joaquim Severino. Metodologia do Trabalho Científico. Cortez
Bernie S. Siegel. Amor, Medicina e Milagres.
A Biologia da Crença. Butterfly
Dalai Lama e Howard C. Cutler. A arte da Felicidade. Martins Fontes
Danilo Perestrello. A Medicina da Pessoa. Atheneu.
Deepak Chopra. Corpo sem idade, Mente sem Fronteiras. Rocco.

Pós-graduação e especialização em Psicossomática

O curso de especialização em psicossomática é uma pós-graduação que titula e forma profissionais para atuarem como especialistas em psicossomática - psicossomatistas. Nossa pós-graduação além de ser uma especialização em psicossomática também é uma excelente oportunidade para ampliação dos conhecimentos do homem na sua totalidade, nas suas dimensões anímicas espirituais, sociais, laboral, familiar e amorosa, além de favorecer o autoconhecimento, porque a psicossomática aborda o ser humano de forma integral, abrangendo e integrando a psicologia, em sua dimensão instintiva e arquetípica, e a biologia, com seus aspectos genéticos e funcionais.

A pós-graduação em psicossomática é uma especialização que irá capacitar os alunos a analisarem todos os sintomas de adoecimento, por serem manifestação simbólicas que denunciam a desordem afetiva e emocional, abrangendo a totalidade do ser, além de criar condições para as expressões criativas acontecerem. Além disso, a especialização em psicossomática também abrange a dimensão espiritual do ser humano, por ser estrutura fundante da psicologia humana.

O curso de especialização em psicossomática, oferecido pelo IJEP – Instituo Junguiano de Ensino e Pesquisa, acontece desde 1992, e neste período já formamos centenas de profissionais. A base teórica do curso de pós-graduação em psicossomática é preponderantemente a obra de Carl Gustav Jung, acrescido das contribuições de especialistas junguianos mais modernos, da neurociência e da PNEI – Psiconeuroendocrinoimunologia.

O tempo de duração do curso de especialização da pós-graduação em psicossomática é de 24 meses, com um encontro mensal, que acontece em um sábado das 9h às 17h: 30m. O aluno da especialização em psicossomática terá aulas teóricas, algumas vivências e a possibilidade de discussão de casos que foram atendidos na abordagem da psicossomática. Além disso, os alunos da especialização em psicossomática entrarão em contato com a potencialidade arquetípica contida na mitologia e nos contos de fada, correlacionando-os as doenças, na forma de trabalhos e seminários, dando a esta pós-graduação mais profundidade e capacitação ao futuro especialista em psicossomática poder transitar no universo simbólico da humanidade.

Por tudo isso, a pós-graduação de especialização em psicossomática é uma excelente oportunidade para quem está em busca de ampliar suas capacitações nas áreas de humanas e biológicas, possibilitando a ampliação do universo. A especialização em psicossomática é uma pós-graduação aberta para todo aluno que já tenha um título universitário, dando a ele a titulação da especialização em psicossomática, reconhecida pelo MEC. Esta especialização em psicossomática é ministrada por uma excelente equipe de professores, a maioria com doutorado e também possuidores da especialização desta pós-graduação em psicossomática. Com isso, esta pós-graduação tem características únicas, contando com uma equipe de especialistas em psicossomática de primeira linha, muito entusiasmados com a pós-graduação de psicossomática.

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