LIVROS DE BASE JUNGUIANA


docente Image

Ordem e Caos - Uma visão Transdisciplinar

Comprar 

Autor: E. Simone D. Magaldi

Editora: Editora Eleva Cultural - 2010 / 231 páginas

Este livro busca a compreensão da natureza arquetípica das formas presentes na ordem e no caos. Partindo do entendimento da atual dessacralização social como consequência de uma sociedade que ainda não aprendeu a viver a harmonia, apontando para a necessidade emergencial de ressacralizarmos a sociedade para vislumbrarmos um futuro possível. É um trabalho transdisciplinar que faz suas leituras na psicologia profunda, na física moderna, na filosofia, na biologia, na mitologia, na sociologia e nas ciências da religião. Trata-se de uma adaptação da tese de doutorado da Universidade Metodista de São Paulo, do programa de Ciências Sociais e Religião, que teve como base um estudo profundo das relações humanas com os aspectos de ordem e caos, consciente e inconsciente, feminino e masculino que permeiam nossa realidade, e do quanto a unilateralização logóica afasta o homem do sagrado e, consequentemente, a sociedade da sacralização. Porque o momento é de vivenciarmos a integração do conhecimento, buscando a interdependência de todas as disciplinas. É imperioso passarmos a pensar transdisciplinarmente!.




docente Image

Luzes e Sombras do Cotidiano - Contos de Carlos São Paulo

Comprar 

Autor: Carlos São Paulo

Editora: Editora Eleva Cultural - 2010 / 158 páginas

Ao lermos o livro Luzes e Sombras do Cotidiano estamos lendo a nós mesmos, reconhecendo ou conhecendo nossa natureza que, na maioria das vezes, é projetada no outro. Por isso, além de um excelente entretenimento esse livro é uma lição de humanidade e de autoconhecimento. Encontramos nos diferentes contos deste livro vários retratos da vida, pintados literariamente com pinceladas de emoções, mas recheadas com o olhar clínico de um psicoterapeuta experiente. Um olhar que atravessa as histórias com uma compreensão singular, mantendo vivas as surpreendentes improvisações que a vida nos proporciona. Os contos nos remetem ás humanas questões universais, em suas particularidades sutis. Nos fazem viajar pelo contexto sociocultural da humanidade, em meio as crises da adolescência, conjugais, da meia idade, do envelhecimento, do sucesso ou fracasso existencial, ou sexuais. Sempre com muita criatividade e profundidade artística!




docente Image

Dinheiro, Saúde e Sagrado - Interfaces Culturais, Econômicas e Religiosas à Luz da Psicologia

Comprar 

Autor: Waldemar Magaldi Filho

Editora: Editora Eleva Cultural - 2010 – segunda edição / 320 páginas

É a partir do homem contemporâneo que este livro se situa, objetivando ampliar o entendimento das relações que o dinheiro estabelece, consciente e/ou inconscientemente, com o sagrado, a saúde, a salvação e os outros tipos de demandas e fenômenos culturais tão presentes hoje nas questões existenciais da humanidade capitalista. Isso porque, de forma mais evidente na sociedade ocidental, a cura e o sagrado se referem à busca de salvação e de saúde. Portanto, este livro pretende contribuir para o entendimento de que o dinheiro é para o ser humano contemporâneo uma fonte inesgotável de energia e de transformações, além de esperar que ele sirva de estímulo para que os leitores também se interessem pelas implicações do dinheiro possibilitando a busca de um mundo mais amoroso e integral. A leitura deste livro possibilita o entendimento da razão pela qual o ser humano contemporâneo deixou de trocar livremente e passou a acumular, muitas vezes, por meio de consumo do supérfluo, ficando à mercê de um mercado que pretende ser hegemônico, colocando inclusive o dinheiro como caminho de cura e salvação. Por meio dos métodos da amplificação do conhecimento, advindos da psicologia analítica, e da integração dos saberes que os conceitos vão sendo construídos. Ficando compreensível as razões que levam aos apegos. Estes geram as necessidades de controle que, por sua vez, exige poder para “aprisionar” ou acumular o objeto de desejo, até que, tragicamente, começam a surgir os sintomas de adoecimento nas instâncias materiais, biológicas, psicológicas, sociais e até mesmo espirituais, produzindo agressões e destruições, tanto no desejante quanto no desejado.




docente Image

Natureza Irreal ou Fantástica Realidade ? Reflexões sobre a melancolia religiosa e suas expressões simbólicas na obra de Hieronymus Bosch

Comprar 

Autor: Lilian Wurzba

Editora: Editora Eleva Cultural - 2017 / 286 páginas

Este livro possibilita compreendermos e acompanharmos o processo de pesquisa cientifica realizada pela amiga e colega Lilian Wurzba, envolvendo o contexto da época, os conceitos teóricos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e a produção artística de um ser humano genial: Hieronymus Bosch, hipoteticamente sofrendo e debatendo com suas demandas anímicas e espirituais, onde a melancolia religiosa fica simbolicamente evidenciada, devido seu provável conflito piedoso diante das questões ordinárias, profanas e instintivas. Porém, como todo artista genial, ele conseguiu transformar todo sofrimento em arte e esta, por incluir a dimensão arquetípica do inconsciente coletivo, decompondo suas emoções, que são universais, em expressões criativas, possibilitando a eternização do seu trabalho, transcendendo tempo e espaço. Por isso, o leitor deste livro, além de poder percorrer pelo caminho acadêmico da construção do trabalho científico, terá a oportunidade do encantamento com as obras de Bosch, e sua ampliação simbólica levando em consideração o conflito existencial e a melancolia do artista, brilhantemente amplificados analiticamente pela Lilian. Onde a melancolia, a meu ver, fica mais evidente e presente nos indivíduos profundos, por estarem prenhes da alma e sem possibilidade de ressonância erótica na realidade cotidiana da maioria reativa, alienada e rasa. Por isso, sabiamente, Jung afirmava que aquele que olha para dentro desperta, enquanto que aquele que fica apenas olhando para fora, permanece adormecido. Porém, para que aconteça o despertar é necessário a imersão no inconsciente e isso, inevitavelmente, produzirá crise, medo, tensão, resistências e muito sofrimento. Por isso, essa jornada do autoconhecimento e do despertar não é para qualquer um, porque o caminho da individuação, que possibilita a descoberta do sentido e do significado existência, exige o embate com a dimensão sombria, a superação dos complexos, o isolamento e a percepção e aceitação da finitude do ego. Sem isso, para mim, a vida deixa de valer a pena, porque a alma, para o ego, fica pequena, parafraseando Fernando Pessoa. Encerro meus comentários desejando excelente leitura e muita melancolia e criatividade a todos leitores..




docente Image

Fundamentos da Psicologia Analítica

Comprar 

Autor: Waldemar Magaldi (Organizador)

Editora: Eleva Cultural / 632 páginas

No presente livro, os professores do IJEP abordam os principais conceitos da teoria e prática da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung, de forma simples e didática, sem perder a complexidade e profundidade do pensamento junguiano – que podemos considerar ser de suma importância para todos que desejam compreender o mistério da natureza humana, continuamente tensionada pelas polaridades complementares dos instintos e dos arquétipos, da consciência e do inconsciente, dos princípios masculino e feminino, da materialidade e da espiritualidade, da persona e da sombra, dentre outros pares de opostos, acolhendo tanto os aspectos universais quanto os particulares que resultam nas determinantes psicológicas de cada personalidade – a qual é única, complexa e criativa. Esta produção, que percorre os principais fundamentos junguianos, neste ano de 2022, vem coroar a comemoração do aniversário de 31 anos desde o momento em que o IJEP começou a oferecer o primeiro curso de pós-graduação em Psicologia Junguiana no Brasil. Neste período, nossa equipe de professores titulou muitos especialistas, sempre atuando com muito entusiasmo, união e coerência, como uma grande família continuamente comprometida em ensinar os conceitos junguianos clássicos, estimulando crítica reflexiva para despertar consciência e consequência das atitudes, inclusive as de omissão ou inação, para que aconteça o despertar do processo de individuação, o qual depende da relação do eu com o si-mesmo, que Jung associou à imagem de Deus em nós! Temos certeza de que a leitura deste livro vai estimular mais desejo de autoconhecimento e de autonomia para que a vida tenha, cada vez mais, sentido e significado!




docente Image

Tudo Verdade: Histórias reais sobre a existência humana

Comprar 

Autor: José Balestrini

Editora: Eleva Cultural / 160 páginas

As histórias contadas nesse pequeno livro foram escritas, vividas, lembradas e perdidas ao longo de alguns anos. Espalhadas por diferentes aparatos, computadores, cadernos, discos rígidos, sólidos, maleáveis, ficaram abandonadas, esquecidas e desperdiçadas no fundo da psique por outros tantos tempos. O processo de libertação de si mesmo é longo e a coragem para expor aquilo que vai na sombra não surge assim simplesmente. As narrativas são misturas de memórias, imaginações, sonhos e concretudes. Todas elas são reais. Em um momento da história em que a grande maioria de nós vive de maneira apenas concreta e literal, tenho alguma esperança de que elas ajudem a mexer um pouco a balança com provocações que causem reflexões naqueles que as recebem.




docente Image

Pitágoras - O Mestre de Samos

Comprar 

Autor: Simone Magaldi

Editora: Eleva Cultural / 192 páginas

Quando intelecto se alimenta da Ciência e essa se dissocia do sagrado alma grita por alimento. A manifestação dessa fome é angústia e sua saciedade está na Religião. O crescente racionalismo e instrumentalismo afastaram o homem de sua totalidade. Essa cisão do eu é consequência desse monólogo tecnocientífico em que vivemos. A unilateralidade gera desarmonia, caos, doença. A saída é o diálogo da razão e da alma. Pitágoras e o pitagorismo são as matrizes para o diálogo entre Ciência e Religião. Sua doutrina é base para a Ética, a Metafísica, as Ciências, a Religião e o Esoterismo, ouso dizer ainda que a Psicologia Junguiana traz muito das bases teóricas desta filosofia. O objetivo deste livro é demonstrar a importância do Mestre de Samos e seus discípulos enquanto possibilitadores desse diálogo, essencial para harmonia do eu e do Cosmos. Seus ensinamentos atravessaram os séculos influenciando grande gênios e inúmeras ciências, porém, quase sempre, de forma velada ou e reconhecida. Hoje, através do despertar da consciência para restabelecer esse diálogo, o resgate desses ensinamentos é de fundamental importância. É o que acredito ter fornecido: abrir as portas para dissolução da angústia, pois é possível unir Ciência e Religião. Há uma excessiva gama de citações, mas a academia tanto rejeita Pitágoras que a pesquisa foi extensa, justamente para justificar este trabalho dentro de tantas obras que os esclarecem. Foi, a princípio, minha dissertação de mestrado, na PUC-SP, como Pitágoras é tão pouco, ou erroneamente, conhecido, resolvi publicar.




docente Image

Contágio Psíquico: a loucura das massas e suas reverberações na mídia

Comprar 

Autor: Leonardo Torres

Editora: Eleva Cultural / 256 páginas

O ser humano é o único animal que chora de felicidade; ri de ódio; diz “eu te amo” sem amar; diz “eu não me importo” importando-se demasiadamente; sente a necessidade de ficar mais parecido com a imagem criada no computador do que a experiência de si mesmo; jura castidade, mia para a lua e acaba por cometer os mais ímpares atos sexuais na frente de outros que juraram castidade; promete a pureza e a verdade por meio de assassinatos em massa; dança freneticamente até a morte e pinta esse frenesi e a morte; confunde o marido com diabo; crê que macacos estão olhando para um disco voador; prevê que o fim de todo o Universo está próximo e deve ser em uma data específica elencada no calendário; acredita que seus órgãos sexuais estão sumindo; prefere estar perto da morte porque somente assim parece que sente a vida; ou então adormecer frente que a vida parece pior do que a morte; destrói a vida no planeta, sendo que o ser humano também é manifestação da própria vida. É permeando estes casos que o livro problematiza o fenômeno do Contágio Psíquico a fim de propor uma reflexão sobre surtos psicóticos coletivos a partir dos Estudos do Imaginário e da Psicologia Profunda. Sua pergunta central é: como certos conteúdos e comportamentos irrompem súbita e coletivamente na mídia e na sociedade, retroativamente, mesmo que por vezes aparentem ser irreais e sobrenaturais?